Reeleito, Policarpo pode buscar histórico 4º mandato como presidente da Câmara de Goiânia
07 outubro 2024 às 07h15
COMPARTILHAR
Reeleito neste domingo, 6, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (PRD), pode ser líder do Legislativo goianiense outra vez. Por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2022, ele está apto para outra disputa. E caso concorra e vença, o vereador seria o primeiro com quatro mandatos na história.
Na ocasião, o STF decidiu um marco temporal pra 7 de janeiro de 2021 para eleição de Mesas Diretoras no Legislativo. Por conta disso, a eleição realizada em setembro de 2021 para o 2º biênio da 19ª Legislatura conta como primeira. Dessa forma, Policarpo ainda teria a possibilidade de concorrer à reeleição, mesmo que seja o 4º mandato.
Apesar da legalidade, houve uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) movida pelo partido Democracia Cristã (DC) no ano passado. No entanto, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) manteve o terceiro mandato. Em 2021, o extinto Partido Republicano da Ordem Social (Pros) também questionou o mesmo e não obteve sucesso com a ação.
Em seu 3º mandato como vereador, Policarpo teve 11.485 votos e foi o terceiro mais votado no pleito realizado ontem.
Leia também:
Veja quem são os 37 vereadores eleitos em Goiânia
Major Vitor Hugo é o candidato a vereador mais votado em Goiânia