Não vai conseguir votar? Saiba como justificar a ausência nas eleições
01 outubro 2024 às 13h00
COMPARTILHAR
Com a proximidade das eleições, muitos eleitores não vão poder comparecer às urnas para votação e vão precisar justificar a ausência. Para isso, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) disponibilizou um guia no site para quem não comparecer para votar.
Segundo o TRE-GO, os eleitores que não votarem devem apresentar a justificativa até até o dia 5 de dezembro, em relação ao 1º turno, e 7 de janeiro de 2025, para o 2º turno. Os motivos podem incluir motivos como problemas de saúde, compromissos profissionais inadiáveis ou residir em outra localidade.
Para formalizar a justificativa, os eleitores devem acessar o site do Tribunal e preencher um formulário específico. Além disso, ainda necessário anexar documentos que comprovem a ausência, como atestados médicos ou declarações de empregadores. Ainda é possível realizar o processo pelo aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS.
A mesma situação é válida para eleitores que estiverem fora país. O cidadão pode apresentar, passagens, cartões de embarque ou carimbos no passaporte para confirmar a ausência na votação. No entanto, prazo é de 30 dias nesse caso.
Os eleitores que não apresentarem justificativa podem enfrentar consequências, incluindo a impossibilidade de obter certidões de quitação eleitoral e até multa. O valor da multa é de R$ 3,51 por turno, podendo ser pago via pix ou cartão de crédito.
Lembrando que se o eleitor faltar votação e não justificar por três turnos seguidos, ele pode perder o título de eleitor. Dessa forma, ele não poderá tirar passaporte, participar de concursos públicos ou matricular em instituições de ensino públicas.
Leia também:
Com menos de 1 semana para a eleição, confira o que os candidatos e eleitores podem ou não fazer
Candidaturas únicas dobram nas eleições de 2024; tire todas as dúvidas sobre