Lideranças evangélicas reforçam apoio a Sandro Mabel e Leandro Vilela no segundo turno
08 outubro 2024 às 18h22
COMPARTILHAR
Segundo o Conselho de Pastores de Goiânia, a capital de Goiás abriga mais de 500 mil evangélicos, distribuídos entre diversas denominações. De olho nesse segmento, políticos competem por esse eleitorado, que pode ser decisivo em uma eleição municipal. A Assembleia de Deus é a denominação com o maior número de fiéis, e por isso, contar com o apoio dos líderes assembleianos pode ser fundamental para os candidatos que disputam a prefeitura.
O Bispo Oides José do Carmo, presidente da Convenção das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira em Goiás, declarou ao Jornal Opção que a maioria dos líderes assembleianos deverá manter o apoio ao candidato do governador Ronaldo Caiado, tanto em Goiânia quanto em Aparecida de Goiânia, no segundo turno das eleições. “Goiânia precisa de um administrador experiente, com capacidade de gestão comprovada, e não de uma aventura”, enfatizou o bispo.
Ainda esta semana, um grande encontro com líderes religiosos será realizado para definir as diretrizes da campanha. O bispo adiantou que, embora não haja unanimidade, a maioria apoiará Sandro Mabel, ressaltando sua experiência em gestão e seu alinhamento com a direita.
Em Aparecida de Goiânia, o apoio será a Leandro Vilela (MDB), mantendo a posição adotada no primeiro turno. Já em Anápolis, com a eliminação da candidata de Caiado, Eerizania Freitas (UB), a igreja apoiará Márcio Corrêa (PL), que enfrentará Antônio Gomide (PT), candidato do presidente Lula.
Sobre a ausência de apoio ao candidato de Bolsonaro em Goiânia, Oides explicou que, apesar do respeito pelo ex-presidente, seu representante na cidade não foi bem escolhido. Ele citou o exemplo do Rio de Janeiro, onde Bolsonaro também não teve sucesso ao emplacar seu candidato.
O pastor Josué Gouveia, presidente da Assembleia de Deus do Ministério Vila Nova, reforçou o apoio a Sandro Mabel, argumentando que ele defende os princípios da direita, mesmo não sendo diretamente ligado a Bolsonaro. “Sandro está alinhado com nossas pautas e princípios”, afirmou.
O pastor Gentil, do Ministério Betel, afirmou que no segundo turno a igreja apoiará Sandro Mabel, ressaltando que ambos os candidatos em Goiânia são de direita, mas a escolha recairá sobre aquele que demonstrar maior capacidade administrativa e alinhamento com o governador.
O pastor Romeu Ivo, do Ministério Esperança, também garantiu que a igreja seguirá apoiando os candidatos da base governista, independente das orientações de Bolsonaro.
Por sua vez, o bispo Fábio Sousa, ex-deputado federal e líder da Igreja Fonte da Vida, destacou que sua igreja não adotou uma posição fechada em Goiânia, deixando liberdade para seus dois vereadores apoiarem diferentes candidatos no segundo turno. No entanto, Fábio Sousa indicou que sua orientação pessoal é favorável a Fred Rodrigues, do PL. “Respeitamos o governador, mas estamos alinhados com princípios e valores, não com pessoas”, afirmou.
Em Anápolis, onde a disputa será entre a direita e a esquerda, Fábio Sousa declarou que a igreja apoiará Márcio Corrêa, uma vez que “o PT é contra a maioria de nossos valores”.
Por fim, a assessoria da Igreja Videira, por meio de João Paulo Félix, informou que a igreja não declara apoio formal a nenhum candidato ao executivo, mas recebe e ora por todos os que a visitam.
Leia também:
Evangélicos mostram descontentamento com aproximação entre Vanderlan e PT
Mabel fala em desafio de se tornar conhecido pelo eleitorado e busca apoio junto a evangélicos
Assembleia de Deus de Madureira, Ministério Vila Nova, declara apoio a Sandro Mabel