A corrida pela Prefeitura de Goiânia teve início oficialmente na sexta-feira, 16, com três dos candidatos já se movimentando nas ruas: Adriana Accorsi (PT), Fred Rodrigues (PL) e Mateus Ribeiro (PSDB). No sábado, 17, a lista foi completada com Rogério Cruz (Solidariedade), Vanderlan Cardoso (PSD), Professor Pantaleão (UP) e Sandro Mabel (UB) também iniciando suas campanhas em busca de votos.

No primeiro dia de campanha, a maioria dos candidatos optou por realizar caminhadas e adesivaços em locais estratégicos. As atividades nas redes sociais dos candidatos têm servido para registrar as movimentações e propostas do candidato e até o momento não se viu nenhuma ação que capture o eleitor que está nas redes sociais e que, provavelmente, não terá contato com o candidato ou candidata.

Os debates têm contribuído para ampliar o perfil da discussão sobre a cidade e também para estabelecer o contraponto das propostas apresentadas, mas mesmo assim os confrontos entre os candidatos têm apresentados soluções, mas não os meios para resolver os problemas da população goianiense. Outro fator é que a polarização nacional tem atrapalhado a discussão de temas como saúde, zeladoria, educação e infraestrutura.

A campanha eleitoral se estenderá até o dia 5 de outubro, com a eleição marcada para o dia 6 de outubro. O Jornal Opção fez uma análise da primeira semana de campanha dos sete candidatos; confira:

Rogério Cruz (Solidariedade)
Rogério Cruz deu início à sua campanha na sexta-feira, 16, participando do lançamento do Projeto Voz da Democracia – Eleições 2024, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) que utiliza inteligência artificial para combater a desinformação. Nos primeiros quatro dias de campanha, Rogério focou na inauguração de comitês, lançamentos de campanhas de vereadores, visitas a comunidades religiosas e participação em um congresso religioso, explorando seu nicho evangélico.

O candidato também se reuniu com lideranças, participou de debates e sabatinas em jornais, onde teve um bom desempenho geral. Para encerrar a semana, Rogério realizou uma caminhada na Região Noroeste de Goiânia no sábado, 24. Durante o trajeto, ele destacou as realizações de sua gestão e prometeu que, caso reeleito, a região continuará sendo beneficiada pelas ações da prefeitura.

Adriana Accorsi (PT)
A semana de Adriana Accorsi foi marcada por caminhadas em várias regiões de Goiânia, lançamento de candidaturas de vereadores, debates, reuniões com apoiadores, inauguração de comitês, visitas a igrejas e feiras, além de atividades com profissionais da segurança pública. Adriana optou por dedicar tempo a reuniões fechadas e atividades específicas com vereadores.

Um dos destaques de sua semana foi a visita ao apóstolo César Augusto, líder da igreja Fonte da Vida, na sexta-feira, 23, uma escolha notável considerando as posições conservadoras da comunidade em relação a partidos de esquerda. No sábado, 24, Adriana finalizou a semana com reuniões pontuais e uma caminhada na Região Sul, acompanhada do ex-prefeito Pedro Wilson, do PT. A candidata tem adotado uma estratégia de campanha com foco no contato direto com os eleitores, visitando várias feiras da cidade.

Sandro Mabel (UB)
Sandro Mabel iniciou sua campanha no sábado, 17, com uma carreata estratégica em parceria com o candidato do MDB em Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela. O evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado, do vice-governador Daniel Vilela, além de outras autoridades.

Ao longo da semana, Mabel focou em aparições públicas em locais com grande aglomeração, como eventos religiosos e feiras. Apesar de sua experiência como deputado estadual e federal, e de ser fundador do Grupo Mabel, ele ainda precisa se tornar mais conhecido entre os eleitores goianienses. Por isso, Mabel aposta na popularidade de Caiado e pretende explorar a imagem do governador durante toda a campanha, com caminhadas, carreatas e adesivaços. A estratégia de contato direto com o eleitor, adotada na primeira semana, deve continuar ao longo de toda a campanha.

Matheus Ribeiro (PSDB)

O candidato Matheus Ribeiro, do PSDB, tem priorizado uma estratégia de campanha focada em sabatinas, debates, entrevistas e visitas intensas a comerciantes e feirantes.

Entre os temas mais explorados por Matheus estão o transporte público, especialmente o sistema BRT, e a saúde. De acordo com alguns jornais, nos debates em que participou, o candidato conseguiu apresentar suas propostas de forma clara, evitando ataques aos adversários.

Outro ponto destacado na campanha de Matheus é a questão da coleta de lixo em Goiânia, que ele coloca como uma das prioridades em sua pauta. O contato direto com os eleitores, no formato corpo a corpo, tem sido a principal aposta de sua campanha. Ao mesmo tempo, o tucano não tem ampliado a sua capacidade de mobilização da militância. Seus movimentos acabam sendo em pequenos grupos.

Fred Rodrigues (PL)

Fred Rodrigues não tem divulgado sua agenda de atividades e nas redes sociais os assuntos abordados são mais focados no cenário nacional do que nas propostas para a cidade. O posicionamento do candidato também tem reflexo nos debates em que ele participou até o momento. Onde sobram ataques ao governo federal e também críticas ao ministro Alexandre de Moraes e pouco se fala sobre as propostas dele e do partido para a cidade.

A primeira movimentação do candidato do PL foi no dia 16 de agosto, primeiro dia de campanha, em que ele fez corpo a corpo em comércios pela cidade e passou pelas sete regiões da capital. O candidato tem se limitado a fazer esse corpo a corpo e participar dos debates.

Vanderlan Cardoso (PSD)

O candidato Vanderlan Cardoso (PSD) tem investido em participações em debates e sabatinas em rádios e TVs, além de visitar rádios comunitárias durante a semana de campanha. Sua estratégia inicial parece focada em garantir visibilidade junto ao público.

Vanderlan tem destacado a segurança pública como uma das prioridades de sua possível administração, caso seja eleito. Além disso, tem abordado outros problemas enfrentados por Goiânia, como a coleta de lixo e a saúde. Assim como seus concorrentes, Vanderlan tem realizado uma campanha voltada para o contato direto, porém ainda tem agenda tímida na capital. O candidato já faltou a dois dos três debates realizados com os candidatos à Prefeitura de Goiânia. O senador concilia as funções em Brasília com a campanha.

Em programas de rádio, o candidato tem reiterado seu compromisso com a geração de emprego e renda em Goiânia. A campanha de Vanderlan também inclui ações como adesivaços.

Quanto ao candidato professor Pantaleão, a reportagem não obteve acesso ao cronograma de sua campanha.

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