O maior derrotado do primeiro debate sobre as eleições municipais de 2024, transmitido pela TV Sucesso/Band, foi o senador Vanderlan Cardoso (PSD). O candidato não compareceu ao evento, apesar de ter assinado um termo de compromisso, e sofreu várias críticas durante a transmissão. Inclusive do próprio mediador, o jornalista Paulo Carneiro, e de eleitores nas redes sociais.

Durante o debate, Carneio lamentou a ausência do senador e afirmou que o maior prejudicado com isso seria o eleito. Em um certo momento, o mediador pediu para que o assento vazio aparecesse com a identificação do pessidista. “Pode colocar aí na tela para quem estiver em casa entender que essa cadeira vazia é do candidato Vanderlan”, criticou.

Segundo o apresentador, mesmo assinando um documento se comprometendo estar no debate, o nome do PSD afirmou que não poderia estar no evento. A justificativa dita para a produção seria uma viagem para Brasília, no qual ele não conseguiria retornar a tempo.

“A assessoria de Vanderlan assinou um documento se comprometendo estar no debate, mas ele não veio”, disse Carneiro, antes de exibir a cadeira vazia que o senador ocuparia. “(…) A justificativa seria uma viagem para Brasília e que ele não voltaria a tempo. A TV Sucesso lamenta tal atitude por entender que o eleitor é o maior prejudicado”, finalizou.

Resposta

Em resposta, a assessoria de Vanderlan Cardoso explica que o senador precisou ir à Brasília no dia anterior para tratar de projetos importantes, incluindo a autonomia orçamentária e financeira do Banco Central. Por isso, não foi possível comparecer ao evento promovido pela TV Sucesso/Band.

Segundo a nota, a expectativa era retornar para capital goiana a tempo, mas a produção do debate foi alertada sobre a possibilidade de falta.  “A assessoria do senador Vanderlan comunicou antecipadamente à organização do debate sobre a necessidade do pré-candidato se ausentar devido a compromissos inadiáveis”, disse o documento.

Confira a nota completa:

“O senador Vanderlan Cardoso precisou ir à Brasília na quinta-feira (8) para tratar de projetos que estão na pauta nacional, em especial o PL que dá autonomia orçamentária e financeira ao Banco Central, de sua autoria. A expectativa era que conseguisse retornar a tempo do debate, mas não foi possível. A Assessoria do senador Vanderlan comunicou antecipadamente à organização do debate sobre a necessidade do pré-candidato se ausentar devido a compromissos inadiáveis.

Assessoria de Comunicação – senador Vanderlan Cardoso”

Redes sociais

Pelas mídias, os eleitores também não perdoaram a ausência do parlamentar no debate da TV Sucesso/Band. “O Vanderlan virou cadeira, coitado”, disse um dos telespectadores, após imagem do assento vazio ser exibida no debate. “Vanderlan queimou mais um pouco o filme sendo o único que não participou da transmissão em Goiânia”, escreve outro.

Leia também:

1º debate entre candidatos à Prefeitura de Goiânia é marcado por críticas à atual gestão e ausência de Vanderlan Cardoso