As estratégias dos pré-candidatos em Goiânia para atrair o público jovem – Parte 2

24 julho 2024 às 13h05

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Esta é a segunda parte da reportagem “as estratégias dos pré-candidatos em Goiânia para atrair o público jovem”. Em Goiás, houve um crescimento significativo no número de jovens de 16 e 17 anos que tiraram o título de eleitor no primeiro trimestre deste ano. Entre janeiro e março, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) registrou mais de 17 mil novos alistamentos dessa parcela da população.
Leia também: As estratégias dos pré-candidatos em Goiânia para atrair o público jovem – Parte 1
Durante a corrida eleitoral pela prefeitura de Goiânia, os pré-candidatos buscam estratégias para atrair o público jovem. Segundo o Censo de 2022, a capital possui mais 200 mil habitantes entre 20 e 30 anos, uma porção atrativa para qualquer político. Por isso, um dos objetivos das candidaturas é buscar diálogos para ter apoio desse eleitorado. Lembrando que esse texto é a segunda parte de duas matérias a respeito.
O ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) é conhecido pelo envolvimento em diversos esportes, como skate e jiu-jitsu, no qual ele já praticou e competiu. Por isso, o pré-candidato considera que existe uma “proximidade natural” com o público mais jovem dessas modalidades. Algo que ele deseja expandir para uma conexão natural com jovens políticos que sejam engajados politicamente.
Segundo a coordenação de campanha, Rodrigues também propõe oficinas de especialização para os jovens se tornarem profissionais, algo que ajude na inserção para o mercado de trabalho. Outra aposta também são os debates políticos e culturais nas redes sociais.
Outro pré-candidato que também aposta nos esportes é o atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade). O gestor aposta em reuniões temáticas com a juventude para prestar contas sobre a sua administração e para ouvir as sugestões para construir um novo plano de governo.
Ao mesmo tempo, o prefeito também busca intensificar a comunicação dos serviços prestados ao longo de sua gestão, principalmente nas áreas dos esportes, cultura, educação e fomento ao emprego. Fora encontros com lideranças de segmentos de diversas regiões.
Já o pré-candidato do União Brasil, Sandro Mabel, ainda acrescenta a participação em podcasts como forma de se aproximar do público jovem. A nova modalidade de entrevista se tornou popular no país durante a pandemia da Covid-19. Sendo que nas últimas eleições foi vista como estratégica para as campanhas, principalmente para presidente.
Assim como os candidatos anteriores, Mabel também busca apostar na profissionalização do jovem, segundo a sua coordenação de campanha. O pré-candidato está apresentando propostas visando inserir o jovem no mercado de trabalho, principalmente com cursos profissionalizantes. O seu plano é implementar programas de qualificação de mão de obra em Goiânia.
O pré-candidato Professor Pantaleão (UP), deseja utilizar a sua ideologia socialista para atrair os jovens no combate ao capitalismo. Pantaleão ressalta sua ligação histórica com movimentos estudantis desde os anos 70 e sua vasta experiência como professor de história na rede pública e privada. “Vamos continuar a nossa campanha apresentando as nossas propostas sem medo e defendendo o socialismo”, conta.
Ao mesmo tempo, o professor também defende um debate público entre todos os candidatos desta eleição. “Gostaria de propor um debate público com cada candidato respondendo às perguntas da população, apresentando as propostas”, explica.