COMPARTILHAR

Diante do temor da população com os recentes casos de violência política, uma força-tarefa foi formada para garantir a segurança e normalidade das eleições deste ano em Goiás, desde o processo eleitoral até a posse dos eleitos. O termo de compromisso foi assinado em conjunto na tarde desta quinta-feira, 29, por representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), Ministério Público (MP-GO), Tribunal de Justiça (TJ-GO), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) e a Polícia Federal (PF).

Em coletiva de imprensa, o presidente do TRE-GO, Desembargador Itaney Campos, afirmou que a medida visa a garantia do voto. “Nossa maior preocupação é garantir a participação de todos durante a votação e que seja feita de forma segura. As instituições estão unidas para alcançar esse objetivo. Podemos assegurar que as forças de segurança pública vão agir se for constatada qualquer irregularidade eleitoral”, frisa.

Ele destaca que qualquer manifestação fora dos parâmetros legais será reprimida pelas forças de segurança, com o apoio do Tribunal. “Estamos unidos para manter a ordem. Em caso de descumprimento, a infração será corrigida a rigor da lei. O aparato de segurança está formado”, assegura.

O secretário de Segurança Pública, Coronel Renato Brum, legitima a decisão e destaca que os efetivos da Polícia Militar (PM) e Civil (PC), além do Corpo de Bombeiros, atuarão no sentido de reprimir e prevenir ocorrências de violência político-partidária. Nesse sentido, o Governo de Goiás participa neste sábado e domingo (1º e 2) da Operação Eleições 2022. As ações serão coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Atuação no domingo

As forças de segurança pública estarão presentes nos cartórios eleitorais, locais de votação e de apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte com coordenação da Gerência de Operações Integradas da SSP-GO, em âmbito estadual ou distrital, e do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em âmbito nacional.

No domingo, 2, dia das eleições, a PM vai empregar um efetivo de 4.868 policiais militares e 759 viaturas em todos os colégios eleitorais do Estado. Já a PC vai atuar com 232 viaturas e 590 servidores entre delegados, agentes e escrivães.

“O apoio da SSP-GO à Operação Eleições 2022 visa manter a ordem pública, além de proporcionar segurança e proteção aos cidadãos, eleitores, mesários e servidores do Tribunal Regional Eleitoral. Estaremos trabalhando de forma integrada”, destaca o militar.

Em conjunto com PC, PM e PRF, a PF também vai intensificar a sua atuação durante as eleições de 2022. A superintendente da corporação em Goiás, Cassandra Parazi, afirma que as equipes já se deslocaram para algumas cidades do interior. “E aqui na Capital temos um regime de plantão. A nossa atuação vai ser tanto ostensiva quanto para elaboração de eventuais flagrantes ou termos circunstanciados de pessoas que estiverem cometendo crimes eleitorais no dia da eleição”, explica.