Vereadores de Quirinópolis querem CEI da Educação
12 abril 2023 às 18h12
COMPARTILHAR
Os vereadores de Quirinópolis aprovaram a criação da CEI da Educação em resposta à insatisfação dos professores municipais em relação ao não pagamento do piso salarial previsto em lei. A preocupação da categoria aumentou com o recente caso de renúncia do secretário municipal da educação, Francis Emerson Santos, devido a interferência política e desvio de recursos destinados à pasta.
Na terça-feira, 11, Lucas Oliveira, ex-coordenador de transporte escolar da secretaria municipal da educação, denunciou diversas irregularidades em relação ao uso de verbas do FUNDEB, incluindo o desvio de recursos para outras áreas e o mau uso dos pneus adquiridos. Oliveira ainda falou sobre superfaturamento na compra de peças e serviços, além de pagamentos a motoristas sem controle de quilometragem.
Diante das denúncias, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade um requerimento para a criação da CEI da educação. O objetivo da comissão é investigar os indícios de desvio de finalidade dos recursos do FUNDEB e esclarecer à população sobre o uso do dinheiro da educação no município.
O vereador Alex Gomes da Silva, autor do requerimento, enfatizou a necessidade de investigar o destino do dinheiro da educação e de punir os responsáveis pelo desvio de verbas. Ele também ressaltou que as denúncias são graves e que a comissão precisa montar uma estrutura adequada e criar um cronograma de trabalho para investigar minuciosamente as irregularidades apontadas.