A Universidade Federal de Goiás (UFG) segue entre as melhores universidades do planeta, conforme o Academic Ranking of World Universities 2024 (ARWU). Segundo a consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, a UFG está empatada com outras na 901ª posição entre mais 2.5 mil instituições de ensino superior. Ao mesmo tempo, a universidade também empatou na 14ª posição do levantamento entre as melhores do país.

Ao todo, o ranking incluiu 18 universidades brasileiras, na qual a Universidade de São Paulo (USP) foi a melhor colocada, considerada a 101ª melhor do planeta. Enquanto isso, a Universidade de Harvard (Estados Unidos) foi classificada como líder do levantamento. Entre as primeiras 20 instituições do ranking, 16 são americanas, 3 britânicas e 1 francesa.

Em comparação com o ano passado, a UFG segue na faixa de 901-1.000 melhores universidades do planeta e na faixa de 14-18 das melhores dentro do país.

Criado em 2003, o ARWU considera quatro critérios para pode avaliar as universidades:

  • Qualidade da educação, com base nos prêmios Nobel e medalhas Fields que ex-alunos venceram;
  • Qualidade da instituição, os prêmios citados anteriormente que professores e pesquisadores do local venceram;
  • Impacto da pesquisa acadêmica, no qual determina o volume de artigos científicos publicados em grandes revistas e indexados;
  • Desempenho per capita, o desempenho acadêmico por pessoa na instituição.

Leia também:

Inscrições para concurso público da UFG são abertas; salários ultrapassam R$ 4,5 mil

TRE-GO lança aplicativo para combate à desinformação