A Universidade Federal de Goiás (UFG) ficou em vigésima posição no Ranking Universitário Folha (RUF) das melhores instituições públicas. A classificação foi divulgada nesse domingo, 12, após quatro anos de suspensão por causa da pandemia de Covid-19. O último levantamento foi feito em 2019. Ao todo, a universidade goiana acumulou nota geral de 84,56 pontos.

A UFG manteve a posição alcançada em 2019, quando somou 83,58. Ou seja, subiu 0,98 pontos. A RUF avalia cinco categorias: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização

Na liderança houve a dobradinha entre a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Em uma escala que vai até 100, a diferença entre a USP (nota 98,85) e a Unicamp (nota 98,20) ficou em apenas 0,65 pontos.

Nesta nona edição, o RUF trouxe uma avaliação inédita de todas as 203 universidades ativas (públicas e privadas). Além dos mais de 18 mil cursos presenciais ofertados nas 40 carreiras de maior demanda no país.

O ranking iniciou-se em 2012 para classificar as melhores universidades e cursos. Todas as instituições de ensino superior são avaliadas a partir de cinco indicadores: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

Dez primeiras

Somente duas universidades fora do eixo Sudeste-Sul estão entre as dez primeiras. A Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Elas se mantiveram, respectivamente, em nono e décimo lugares. Já na região Norte, a melhor foi a Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela ocupa a 29ª posição, única da região entre as 50 primeiras.

E, além disso, pela primeira vez, uma universidade do Sul passou a ocupar a terceira posição. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ao subir duas posições. Em quarto lugar, está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A instituição liderou em 2016 e 2017. Por outro lado, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recuou uma posição e ficou em quinto lugar.

Leia também: UFG anuncia vagas para concurso com renumeração que chega a R$ 10 mil

Prefeitura e UFG promovem seminário sobre implantação do Plano de Drenagem Urbana