A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi considerada uma das 20 melhores instituições de ensino superior do Brasil, segundo o ranking do Academic Ranking of World Universities (ARWU), conhecido também como Ranking Xangai. Lista que foi elaborada pela Shanghai Ranking Consultancy e que avalia o desempenho das universidades. Mundialmente, entre as duas mil IESs avaliadas, a federal goiana ficou na casa das 900 entre as mais importantes do planeta. 

Segundo a Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (Secplan) da UFG, os principais fatores para alcançar a classificação foram: a quantidade de pesquisadores citados em bases científicas internacionais; o nível de publicações internacionais; e o desenvolvimento de parcerias com outras instituições, empresas e organismos nacionais e internacionais.

Recentemente, a UFG também foi classificada por dois rankings internacionalmente conhecidos do Reino Unido, o do Times Higher Education (THE) e o do QS World University. Respectivamente, a Universidade ficou entre as 1.200 instituições mais importantes e entre as 900 universidades mais reconhecidas, sendo uma das 50 instituições de ensino e pesquisa mais relevantes da América Latina.