A Universidade Federal de Goiás (UFG) está próxima de anunciar um polo de pós-graduação em Anápolis. De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFG, Felipe Terra, em entrevista para o Jornal Opção, restam apenas assinaturas entre o convênio da Prefeitura e a Universidade para o projeto sair do papel. Ou seja, ainda em 2022, segundo o diretor, deverá haver um ato simbólico para celebrar o acordo, antes da divulgação oficial.

“Os papéis estão prontos para assinatura do convênio entre a Prefeitura de Anápolis e a UFG, então está tudo certo”, contou o docente do Instituto de Química da (IQ-UFG). “Só falta a assinatura para celebrar o convênio em um ato simbólico provavelmente neste ano. E aí na sequência será feita a divulgação dos cursos para que as turmas se iniciem em fevereiro ou março do próximo ano”, completou. 

Inicialmente, Felipe divulgou que serão ofertados apenas três cursos de especialização latu sensu: Tecnologias Analíticas e Processos Aplicados à Indústria (IQ), Cidades Inteligentes e Economia Circular (FAV) e Segurança em Redes e Sistemas (INF).

Entretanto, a ideia do Pós-Reitor não é parar apenas nessas opções, mas adicionar outras conquistas com o decorrer do estabelecimento do polo. “Dando certo, com a própria UFG vendo esse potencial por lá, as unidades acadêmicas terão interesse em ofertar cursos de especialização por lá. Temos essa intenção e consequentemente a expansão para a cidade”, explicou Terra. 

Falando em expansão, Felipe Terra também não descartou a possibilidade da UFG montar um campus em Anápolis no futuro, com cursos de graduação e pós-graduação, como em outras regionais. Entretanto, ele classifica a ideia no momento como “especulação” e longe de um “horizonte próximo”.

“Por hora, é apenas um polo de pós-graduação, onde começamos com estes três cursos que estão finalizados, com a intenção de ofertar novas opções. A criação de um campus com graduação, mestrado e doutorado, como acontece em Goiás, não está em um horizonte próximo, não está no nosso plano de ação. Mas, esse início, colocando os pés em Anápolis, com uma instalação física, se um dia chegarmos a um campus propriamente dito, esse foi o ponto de partida”, afirmou o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFG.

Espaço

O local escolhido para sediar o polo de pós-graduação da UFG foi o Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITec). A estrutura faz parte da Secretaria de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura da Prefeitura de Anápolis e foi inaugurada em agosto de 2020. 

Para isso, a Universidade e a Prefeitura fecharam uma parceria que Terra destacou que foi construída há tempos. “Acredito que esse trabalho é fruto de muitos esforços para levar a UFG para uma das cidades mais importantes do estado de Goiás e prover formação continuada, capacitação, com cursos tão importantes para o setor farmacêutico e industrial, fortes em Anápolis”, avaliou o professor.