A Universidade Federal de Goiás (UFG) está próxima de anunciar um polo de pós-graduação, em Anápolis. A iniciativa deverá contemplar cursos de especialização de latu sensu e terá uma parceria com a prefeitura da cidade. Entretanto, segundo a reitora Angelita Pereira de Lima, a UFG ainda busca expandir para outras regiões do Estado.

“A expansão da UFG está em um horizonte, não somente Anápolis, também temos projetos para as regiões Norte e Nordeste de Goiás, além do entorno do Distrito Federal”, disse Angelita, em entrevista para o Jornal Opção, sem detalhar muitos os planos para tais municípios. “Agora a possibilidade depende muito, precisamos de infraestrutura e de pessoas, como docentes e técnicos”, completou. 

A reitora destacou que também é necessário mudar as ideias na área da educação para poder conseguir atingir tais objetivos. “A política do último governo era de redução do quadro técnico, isso precisa ser revertido para conseguirmos expandir a Universidade”, explicou Pereira.

Já para o polo em Anápolis, que deverá ser anunciado oficialmente em breve, ela destacou que a especialização oferecida será voltada para o mercado de trabalho. “Existe uma demanda de formação voltada para grupos específicos, por isso estamos focados em uma especialização para melhorar a qualidade do serviço prestado pelos formados”, argumentou a gestora da UFG. 

Além da parceria com a prefeitura da cidade anapolina para realização da expansão, Angelita ainda destacou que a UFG também possui outras várias iniciativas, por meio de convênios, como acordos com o Ministério da Saúde e a Marinha do Brasil.