Professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) decidiram paralisar as atividades acadêmicas nesta quarta-feira, 21. A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Goiás (Adueg) informou que o ato marcou um dia de paralisação da categoria. De acordo com a instituição, pelo menos sete dos 17 campus aderiram à mobilização.

“Aderiram no período matutino e seguem: as duas unidades de Anápolis (Unidade Universitária e Câmpus Central), Iporá, Palmeiras de Goiás, Morrinhos, São Luís de Montes Belos (Câmpus Oeste), Itumbiara. Ocorrerão mobilizações ainda em Aparecida de Goiânia”, elencou o presidente da Adueg, Marcelo Moreira.

O dirigente ressalta que a associação ao longo do dia recebe informações sobre outras unidades que paralisaram as atividades acadêmicas. “Algumas ainda farão mobilizações no período noturno”, destaca.

A reitoria da UEG foi procurada pelo Jornal Opção e informou que há um “novo plano de carreira para os docentes” da institutição. “A proposta está incluída na análise das carreiras que está sendo promovida pelo governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração”, cita trecho do comunicado.

Sobre a continuação ou não das paralisações, ele disse que será decidido nesta quinta-feira, 22. “Hoje estabelecemos uma mobilização. Um dia de paralisação. A Assembleia que decidirá se manteremos a paralisação por prazo indeterminado será realizada amanhã, para tomarmos a decisão precisamos de uma resposta do governo às nossas reivindicações”, pontuou o presidente.

Confira pontos de reivindicações

  • Acesso imediato à proposta de alteração que o governo construiu para o plano de carreira.
  • Envio imediato da minuta de projeto de lei modificativa que visa revogar o quadro de vagas do atual plano de carreira.

“Temos doutores que recebem como mestres desde 2018. Tal minuta foi enviada ao governo pelo Conselho Universitário e até o momento o executivo não a enviou para a Alego”, esclarece Marcelo Moreira.

Acerca do posicionamento do governo, o presidente da Adueg afirmou que ainda não houve resposta ao ofício enviado. “Estamos acompanhando o tempo todo via o sistema eletrônico de informações, SEI”, disse.

Nota da UEG na íntegra

A respeito das reivindicações dos docentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio da Adueg, a UEG informa que a proposta do novo plano de carreira para os docentes da UEG, que sanará também a questão das promoções dos professores que concluíram suas respectivas titulações, foi elaborada por comissão formada pelo Conselho Superior Universitário da UEG (CsU) e aprovada, posteriormente, pelos membros do Conselho. A proposta está incluída na análise das carreiras que está sendo promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração.

Universidade Estadual de Goiás

Leia também: Professores da UEG decidem não entrar em greve, mas estipulam prazos para negociação