Sisu terá apenas uma edição anual a partir de 2024, anuncia MEC
11 dezembro 2023 às 14h39
COMPARTILHAR
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará por mudança e deixará de realizar duas edições anuais para ter apenas uma a partir de 2024. O programa, que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas em todo o país com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), terá seu próximo edital divulgado ainda nesta semana, conforme informou o Ministério da Educação (MEC).
Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sisu funciona como uma plataforma unificada que reúne as vagas disponíveis em instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Para concorrer, os estudantes precisam ter participado da última edição do Enem e não podem ter obtido nota zero na prova de redação.
Durante o período de inscrição, os candidatos têm a oportunidade de escolher até duas opções de curso para concorrer a vagas. A nota de corte de cada curso é divulgada diariamente com base nas pontuações dos candidatos inscritos até o momento. Os participantes podem alterar suas opções de curso até o último dia de inscrição.
Vagas no ensino superior
A edição inicial do ano é a que conta com a maior participação de instituições e apresenta a maior oferta de vagas. Na primeira edição de 2023, foram disponibilizadas 226.399 vagas em 6.402 cursos de graduação em 128 instituições federais, estaduais ou municipais, o que inclui 63 universidades federais.
Já a segunda edição de 2023 ofertou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, provenientes de 65 instituições de educação superior. O governo federal espera que o novo formato aprimore o processo de seleção e distribuição de oportunidades nas universidades públicas do país.
Leia também: Enem é mais que uma prova: é oportunidade de transformação
“O agro merece mais respeito”, dispara deputado goiano sobre questões do Enem