Rio Verde alcança 1° lugar em fluência leitora no Programa AlfaMais

07 fevereiro 2025 às 11h23

COMPARTILHAR
O município de Rio Verde conquistou o 1° lugar da regional do estado de Goiás, referente ao ano de 2024, na prova de Fluência Leitora do Programa AlfaMais. Crianças do 2° ano do ensino fundamental realizaram testes de leitura em novembro do ano passado, colocando a cidade em destaque na quantidade de leitores fluentes, classificação mais alta da prova. Enquanto a média estadual é de 6.1, Rio Verde se destacou com nota de 7.5 de seus alunos da rede pública no nível de fluência.
O Programa AlfaMais funciona em todos os municípios goianos com o intuito de alfabetizar todas as crianças do estado. Seguindo a Base Nacional Comum Curricular e o Documento Curricular para Goiás, o programa dispõe de vários recursos para garantir a aprendizagem, entre eles, estão os testes de Leitor Fluente.
Em entrevista ao Jornal Opção, Aline Moreira, Articuladora do Programa AlfaMais Goiás em Rio Verde, explica que o teste de fluência é realizado duas vezes por ano, em março e em novembro. A avaliação classifica os estudantes da segunda série de fundamental (crianças de sete a oito anos) como pré-leitores, leitores iniciantes ou leitores fluentes. No primeiro teste do ano passado, foram registrados 710 estudantes com dificuldades, no nível pré-leitor, e na segunda avaliação esse número foi reduzido para 244. No teste de Março, eram 565 estudantes no nível de fluência, enquanto no fim do ano esse número chegou aos 1226.
Leia também: Saúde básica em Rio Verde atinge 100% de cobertura com inauguração de quatro novas Clínicas da Família
Teto do Centro de Medicamentos de Rio Verde desaba e deixa duas vítimas
Dados oficiais da Secretaria de Educação de Rio Verde mostram que a taxa de participação também aumentou de um teste para o outro. Em março, dos 2708 alunos previstos para participar do teste, 2678 a fizeram. Já em novembro, 2680 estudantes estavam previstos para fazer a avaliação, e 2674 a realizaram.
“Formação continuada, engajamento da escola com a família, mobilização do professor com o aluno, mais livros didáticos, mais uso de tecnologias e um engajamento da Secretaria Municipal de Educação”, Aline compartilha as medidas adotadas para aprimoramento dos índices do município.
O teste em si possui três etapas, todas com exercícios propostos e cronometrados por um aplicativo específico. Na primeira prova, as crianças possuem um minuto para ler uma série de 60 palavras (monossilábicas, dissilábicas, trissilábicas e polissilábicas). Na sequência, no mesmo intervalo, uma lista com pseudopalavras (palavras que não existem no dicionário) deve ser lida pelos estudantes. Por fim, a leitura de um texto completo, exigindo leitura de, no mínimo, 65 palavras para classificação e pelo menos 90% de precisão.
“Ele [o aluno] tem que ter velocidade, ritmo, melodia, prosódia, e ele tem que interpretar o texto que ele leu”, explicou Aline.