Seduc lança projeto de combate ao assédio nas escolas

10 junho 2023 às 16h48

COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início ao Projeto de Prevenção e Combate ao Assédio, com a abertura de um curso virtual destinado aos profissionais da rede pública estadual de educação. O objetivo do projeto é combater o assédio sexual e moral nas escolas, promovendo a conscientização e orientação dos profissionais sobre condutas e responsabilidades no ambiente escolar.
O evento de abertura contou com a participação de representantes da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), que colaboraram na estruturação dos conteúdos do curso. A defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defensorias Especializadas da Infância e Juventude da Capital, Bruna Xavier, destacou a importância de abordar o tema do assédio nas escolas, considerando o ambiente propício para o estabelecimento de relações de confiança com pessoas de fora da convivência familiar.
Cerca de 4 mil profissionais da Educação já se inscreveram no curso online de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual, que conta também com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás). A secretária da Educação, Fátima Gavioli, ressaltou que a participação de todos é fundamental para garantir a proteção e a inviolabilidade da integridade física, psíquica, moral e da dignidade sexual de toda a comunidade escolar.
Defensoria nas escolas
No mesmo evento, foi anunciada a continuidade da parceria entre a rede pública estadual de Educação e a DPE/GO, por meio do projeto Defensoria nas Escolas. Esse projeto, iniciado em 2019, tem como objetivo oferecer informações sobre a Defensoria Pública, noções de cidadania, direitos e deveres aos estudantes, professores e servidores da rede pública estadual.
“São muitos os desafios dentro da escola. É nesse ambiente onde se estabelecem relações de confiança com pessoas de fora da convivência familiar. Nesse contexto, falar sobre assédio é extremamente importante”, explicou a defensora pública coordenadora do Núcleo de Defensorias Especializadas da Infância e Juventude da Capital, Bruna Xavier.