Paraibana de 17 anos sai de escola pública do sertão para 1º lugar em medicina na USP

18 fevereiro 2023 às 20h49

COMPARTILHAR
De Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, Maria Clara Lira aos 17 anos passou em 1º lugar para o cobiçado e concorrido curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP). A adolescente é aluna de escola pública e disse que o resultado é a prova do quanto a Paraíba e o Nordeste são capazes no campo da Educação.
“Sabemos que as pessoas acreditam que no Nordeste não temos educação e instrução, mas isso mostra o contrário. Tenho orgulho de mostrar que a Paraíba é capaz de formar seus cidadãos”, disse a jovem à reportagem do portal G1.
Filha de uma pedagoga e pai aposentado, Maria Clara era aluna do curso técnico de informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras. Ela é sobrinha dos atores Nanego Lira (o Padre Zezo na novela Mar do Sertão) e Buda Lira.
O resultado surpreendeu a adolescente e sua família. A mãe, Lídia Maria, revela que a filha sempre foi muito estudiosa. “Maria Clara, desde muito pequena, é muito estudiosa, dedicada e disciplinada. A gente torcia e até esperava que ela fosse conseguir realizar o sonho de entrar para medicina. Mas, dessa forma que ocorreu, sendo 1º lugar na USP, superou todas as expectativas.”
A USP se baseia nas notas do Enem, mas conta com um sistema de seleção próprio, o Enem-USP, em vez de utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A jovem de Cajazeiras iniciou o ensino médio em 2020, quanto teve início a pandemia. No período de isolamento, passava a maior parte do tempo no quarto, estudando. Mesmo passado esse período mais difícil, de aulas online, ela continuou dedicada aos livros, com foco no Enem. Após o colégio, pela manhã, ela mantinha uma rotina em casa.
“Começava (a estudar) por volta das 8h da manhã, fazia uma pausa para o almoço, às 11h mais ou menos, e voltava a estudar pela tarde, às 13h, e ia até umas 17h. Aí eu fazia mais uma pausa e, geralmente, voltava a estudar mais duas ou três horas de noite”, contou ela ao G1, revelando que em março do ano passado já tinha passado por todo o conteúdo do ensino médio.
Os meses seguintes foram de revisão. “Em 2022, meu principal foco era revisar. Então, fiz muitas questões e muitos simulados e provas antigas do Enem. Acho que foi o principal ponto da minha preparação.”
A garota destacou o apoio familiar na trajetória. “Existem muitos obstáculos que nos separam dos nossos sonhos, desde problemas financeiros até a pressão e a insegurança que todos os vestibulandos sentem. Mas com dedicação e com o apoio das pessoas ao seu redor é possível superá-los.”
Ela também se inscreveu no Sisu para medicina nas universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG). Para estudar em São Paulo, ela afirma que vai precisar de assistência estudantil: “Ainda não sei se vou para São Paulo, porque as condições financeiras são limitantes. A assistência estudantil será importante”, disse, com realismo.