Niquelândia passa a contar com primeiro colégio militar do município
08 dezembro 2023 às 18h01
COMPARTILHAR
O município de Niquelândia, no Norte de Goiás, a partir de 2024, passará a contar com o primeiro colégio militar. Um Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que transformou o Centro de Ensino em Período Integral Paulo Francisco da Silva (CEPI) em colégio militar, foi sancionado como lei estadual, nº 22.448, pelo governador Ronaldo Caiado (UB) nessa quinta-feira, 7.
O comandante de Ensino da Polícia Militar de Goiás, coronel Luciano Souza Magalhães, frisou que, com mais esta unidade, o número de colégios militares no Estado será de 82 em 2024. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc-GO), atualmente, 100 mil estudantes estão matriculados em colégios geridos por militares.
O PL na Alego foi de iniciativa do deputado estadual Julio Pina (SD). Ao Jornal Opção, ele contou que a demanda no município por uma unidade militar era antiga. “Muitos prometeram levar um colégio militar para a cidade, mas nunca cumpriram”, ressalta o parlamentar, que também teve essa demanda como pauta da campanha eleitoral.
Pina enfatiza que o colégio militar mais próximo do município fica em Pirenópolis, para onde as famílias levam os filhos para estudar. Hoje, segundo ele, o CEPI de Niquelândia atende cerca de 300 alunos e com a alteração para militar deve aumentar as vagas para aproximadamente 200, o que elevará o número de matrículas para quase 500.
Leia também: Colégio militar faz ampliar acesso à educação superior pelo ensino público
Colégios Militares: Daniel Vilela destaca gestão da PMGO e “excelente desempenho” dos estudantes