MEC recua e ministro anuncia desbloqueio de verba para universidades

07 outubro 2022 às 16h50

COMPARTILHAR
O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou nesta sexta-feira, 7, em um vídeo publicado em seu Instagram que recuou da decisão de bloquear a verba de R$ 2,4 bilhões da pasta, que impactaria universidades e institutos federais. A decisão acontece um dia após forte pressão de reitores e estudantes.
No vídeo, Godoy não explicita quando será a liberação e se o desbloqueio é total ou parcial, mas afirma: “O limite de empenho será liberado para universidades federais, institutos federais e a Capes”. Nesta quinta-feira, 6, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) afirmou que instituições não teriam dinheiro para pagar contas básicas caso o MEC insistisse no bloqueio.
Um decreto presidencial publicado no último dia 30 de setembro determinou o represamento de 5,8% da verba do ensino superior vinculado ao Ministério da Educação. O bloqueio chegava a R$ 328,5 milhões para as instituições universitárias. Houve pressão contra essa medida e organizações alertaram para a possibilidade de um colapso, com o fechamento de universidades, sem o pagamento de contas básicas como água e luz.
O ministro explica que a liberação é um movimento que está sendo feito pelo ministério da Economia, “mantendo-se a responsabilidade fiscal mas também mostrando a sensibilidade de facilitar a vida do gestor e do reitor”: “Conversei com o ministro Paulo Guedes, ele foi sensível. Nós vamos facilitar a vida de todo mundo”, disse Godoy.