MEC participa do Congresso Internacional Mundos Indígenas América
09 agosto 2023 às 11h37


COMPARTILHAR
Ministério da Educação (MEC) participa até amanhã, 11, na cidade de Santa Marta, na Colômbia, do IV Congresso Internacional Mundos Indígenas América (IV Coimi América). O evento, na Universidad del Magdalena, discute o tema “Territórios, Territorializações e Saberes Ancestrais em Fronteiras”.
O objetivo é consolidar a rede colaborativa nacional e internacional que debate questões interdisciplinares, na Europa e na América, sobre as violações e conquistas das lutas dos povos indígenas entre os séculos 16 e 21. O seminário revisita a temática indígena a partir de pressupostos contemporâneos, tais como: a história, a memória, a educação, o reconhecimento das etnicidades, os territórios, o patrimônio e a natureza enquanto direitos históricos e inalienáveis.
O MEC é representado no evento pela coordenadora-geral de Política Educacional Indígena, Rosilene Cataá Tuxá, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. Ela faz parte da Comissão Científica do IV Coimi América.
No seminário, Rosilene Tuxá coordena, nos dias 8, 9 e 10 de agosto, o Simpósio Temático 3, sobre o tema “Educação Escolar Indígena: desafios, violações e direitos”. No dia 10 de agosto, faz a Conferência Magistral, falando da experiência da educação escolar Indígena no Brasil no atual governo, com o tema “Política Educacional Indígena – participação como princípio na construção da política pública e o Reavivar da Educação Escolar Indígena”.
Congresso – O Congresso Internacional Mundos Indígenas é um evento bianual, criado em 2015, no âmbito do Seminário Permanente Mundos Indígenas – Abya Yala, no Centro de Humanidades, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, da Paraíba. O Coimi é um espaço de reflexão e debate sobre os temas vinculados aos povos indígenas.