O governo de Goiás iniciou a entrega de 143,160 kits escolares para estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A ação faz parte do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás) e contempla 245 municípios. O material é composto por dois apontadores, três borrachas, quatro cadernos brochura, um caderno de desenho, dois frascos de cola (branca e colorida), duas caixas de lápis de cor, um lápis grafite preto, uma tesoura e dois conjuntos de canetinhas hidrográficas.

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, participou da cerimônia de entrega, que contou com a presença de prefeitos. “Isso é o governo de Goiás apoiando e ajudando vocês”, destacou. Ela frisou que a intenção é que os kits auxiliem na estruturação dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º ano), colaborando para garantir a alfabetização na idade certa.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Flávio de Castro, a ação representa a essência do regime de colaboração. A destruição dos kits, segundo ele, demonstra que “tanto o Estado quanto os municípios caminham em um sentido só, que é o de dar qualidade e a oportunidade de Educação para as nossas crianças e jovens”.

Ações

Desde o lançamento do AlfaMais Goiás, em 2021, o Estado tem disponibilizado formação para os professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, materiais didáticos para educadores e estudantes, e livros literários para 245 municípios parceiros.

Em abril deste ano, a Seduc entregou 28 mil exemplares de livros didáticos para profissionais lotados nas redes municipais e estadual de ensino, que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. “O programa AlfaMais tem a missão de alfabetizar todas as crianças na idade certa”, explicou a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria.