Jogo desenvolvido na UFG apresenta noções de culinária goiana e agricultura familiar
10 abril 2023 às 09h13
COMPARTILHAR
Um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Goiás desenvolveu um jogo de tabuleiro que apresenta fundamentos da cultura culinária goiana do campo, desde a escolha dos produtos até a preparação de pratos típicos. O projeto “Cozinha Caipira – O jogo da Agro Centro-Oeste Familiar” foi desenvolvido pesquisadores de Poéticas Artísticas e Processos de Criação, do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG.
A ideia do Cozinha Caipira é possibilitar uma forma de acesso à cultura goiana por meio da culinária, mas também mostrar como os alimentos comuns na alimentação brasileira são divididos em grupos alimentares. O produto é o primeiro jogo elaborado para a 20ª Agro Centro-Oeste Familiar (Acof 2023), que acontece entre os dias 17 e 20 de maio de 2023, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus II da UFG.
A princípio, a ideia de desenvolvimento do jogo era apenas de apresentar características da culinária goiana, associadas a administração de fazendas. Com o avançar dos testes, porém, o projeto ganhou uma nova cara. “Após os primeiros testes e de mostrarmos a ideia ao professor Flávio Gomes de Oliveira, vimos a possibilidade de adaptar a ideia à Agro Centro-Oeste Familiar, trazendo a proposta de ser um produto lúdico totalmente produzido na UFG”, diz Juliana Queiroz, doutoranda do PPGACV e técnica administrativa da Secretaria de Comunicação (Secom) UFG
Além de Juliana, o projeto também conta com a participação de Antônio Carlos Dellatore Rodrigues, também estudante de pós-graduação. A ilustração está a cargo da estudante de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG Anna Clara Mauryna Soares Silva.
O jogo
O jogo Cozinha Caipira visa trabalhar com experiências coletivas, oferecendo a experiência de produzir comidas da culinária goiana com os ingredientes regionais que, inclusive, serão ofertados durante a Acof 2023. Esses alimentos estão divididos em seis grandes grupos: grãos e cereais; derivados animais; frutas, legumes, verduras e tubérculos; gorduras e óleos; derivados de cana-de-açúcar; e especiarias, sal e temperos.
Para jogar, os participantes devem se basear nos ícones dos alimentos nas cartas, além de noções de matemática básica. “A principal mecânica do jogo é a coleção de cartas e estratégias para montagem de receitas com o intuito de construir um maior número de pratos ou refeições com maior valor agregado, atingindo uma pontuação de 30 unidades da moeda corrente no jogo para vencer a partida”, ressalta Juliana.
Assim que o jogo desenvolvido na UFG estiver com as artes finalizadas, os pesquisadores irão utilizar a Plataforma Pitt, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) para patentear a obra intelectual. Os autores também pretendem liberar a versão em print and play – “imprima e jogue”, em tradução livre –, liberando o acesso a todos interessados em conhecer o projeto.
O jogo estará disponível em primeira mão na Acof 2023. “Nós, os criadores, vamos estar presentes apresentando e ensinando a jogar”, afirma Juliana. Os vencedores das partidas, que terão até seis jogadores com idades a partir de 6 anos, vão poder levar para casa um exemplar do jogo de tabuleiro.
Para a coordenadora do evento Graciella Corcioli, o jogo é mais uma estratégia de mostrar a importância da agricultura familiar na produção de alimentos. “Com o Cozinha Caipira, crianças e adolescentes saberão de onde vêm o leite, a carne e os vegetais que se transformam em pão, iogurte, queijo, suco, doces, etc.”, avalia.