O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, lançou o projeto GoEnglish, uma iniciativa inovadora voltada para a promoção do conhecimento aprofundado na Língua Inglesa. A plataforma, que é gratuita e on-line, inicialmente estará disponível para os professores de Inglês da rede pública estadual. A proposta visa expandir o acesso ao projeto em 2025, incluindo também os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio.

O GoEnglish busca incentivar o aprendizado e o desenvolvimento da proficiência em Inglês de forma prática, interativa e envolvente, utilizando conteúdos pedagógicos integrados à plataforma digital. Com essa ferramenta, os profissionais da educação serão capacitados para aprimorar suas habilidades no idioma, o que contribuirá para a melhoria do ensino de Inglês em todo o estado.

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, destacou a diferença que o programa irá fazer no cotidiano e na vida profissional dos alunos. “Quando deixarem nossos colégios, eles terão maiores chances de competirem no mercado de trabalho por terem tido melhor acesso a este idioma que é universal”, afirmou Vilela.

A secretária de Educação disse que sua principal expectativa é que, por meio do “Go English”, os professores invistam mais em “conversação”, ou seja, que falem mais em inglês na sala de aula – ao todo, são 1.960 profissionais desta disciplina. Ressaltou ainda que a plataforma, a partir de 2025, também deve ser utilizada pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e por aqueles matriculados em uma das três séries do Ensino Médio.

Coordenadora do projeto, a professora Carla Mendonça Bernardes, que classificou a plataforma como “dinâmica” e “inovadora”, afirmou que em um mundo globalizado e tecnológico a proficiência em inglês se torna cada vez mais relevante. “Esta ferramenta digital vai permitir aos profissionais se aperfeiçoarem e levarem aulas mais modernas para nossas unidades educacionais”, sentenciou.