Dados divulgados pelo MEC e Inep, nesta sexta-feira, 16, apontam que Goiânia saltou de 9° para o 4º melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2021 nos anos iniciais do ensino fundamental entre as capitais brasileiras.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) é um termômetro criado em 2007 para medir a qualidade do ensino público e privado no Brasil.

Um dos principais itens avaliados pelo Ideb são a taxa de aprovação escolar, ou seja, a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino.

De acordo com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), o avanço é significativo. “Números positivos no principal parâmetro que avalia a qualidade da educação do país confirmam que investimentos realizados pela atual gestão transformam ensino público municipal”, comenta o prefeito.

A prefeitura destaca, que apesar do ensino remoto e das perdas de aprendizagens registradas durante a pandemia de Covid-19, a atual gestão conseguiu investiu em medidas para ampliar a aprendizagem dos estudantes.

Com o retorno das aulas presenciais, a prefeitura reorganizou a proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino, adotando uma nova Matriz Curricular, com aumento do número de aulas de língua portuguesa e matemática, por exemplo.