A capital goianiense conquistou novamente uma boa posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) divulgada nesta última quarta-feira, 14. No ano passado, Goiânia esteve na primeira posição nos anos iniciais da educação e em terceiro lugar nos anos considerados finais.

Em 2021, a educação municipal de Goiânia ocupava o quarto lugar no ranking nacional em relação aos anos iniciais, com uma nota de 5,9. Com os esforços contínuos na melhoria da qualidade do ensino, a nota subiu para 6,5. Para os anos finais, a situação também apresentou melhorias significativas. Em 2021, Goiânia estava na oitava posição entre as cidades, com uma nota de 5,1. Na nova avaliação, a nota subiu para 5,4.

Foram avaliadas as disciplinas de português e matemática feitas por alunos do segundo, quinto e nono ano do ensino fundamental, além dos estudantes do terceiro ano do ensino médio. O Ideb usa de duas informações para gerar notas que variam de 1 a 10: a taxa de aprovação ou fluxo escolar (percentual de alunos que passaram de ano em uma escola ou rede de ensino) e as notas obtidas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ideb é um instrumento utilizado pelo governo federal em todo Brasil para verificar as consequências das políticas públicas educativas. A pesquisa também funciona como diagnóstico para identificar quais são as lacunas a serem preenchidas em busca de formação educativa cada vez mais eficaz. 

Em entrevista ao Jornal Opção, Marcelo Ferreira, superintendente pedagógico da secretaria municipal de Goiânia, considerou que houve uma reformulação total nos processos pedagógicos do município em resposta a um diagnóstico feito que revelou propostas educacionais anteriores defasadas e ineficientes. 

Essa mudança completa no trabalho pedagógico — acompanhada de uma série de ações das demais áreas — potencializou o processo de aprendizagem de cada um dos estudantes. Em janeiro deste ano, Goiânia ficou em terceiro lugar entre as capitais com a maior taxa de alfabetização até o final do segundo ano do ensino fundamental […] Criamos uma política de alfabetização no município, na sequência instituímos um sistema de avaliação educacional de Goiânia. Somos a única rede do brasil que a secretaria avalia bimestralmente todos os estudantes, do primeiro ao nono ano

Marcelo Ferreira, superintendente pedagógico SME Goiânia

A secretaria também considera parte essencial desses resultados positivos a implementação curricular, documento que garante um padrão de qualidade norteadora em todas as instituições municipais de ensino. Formação continuada destinados aos professores em todas as áreas, oferta de materiais estruturados, acompanhamento e suporte, programa de reforço escolar, projeto de leitura e produção de texto são medidas colocadas em práticas que levaram o índice de educação da cidade a crescer. 

De acordo com a pasta, atualmente o percentual de crianças alfabetizadas em Goiânia é de 66%. A meta é chegar nos 80%. A garantia de educação cada vez mais tecnológica e informatizada é um compromisso.

As políticas educacionais do município vão ter que ser revistas no sentido de que continuar fazer o que estamos fazendo não vai nos levar a outro patamar. A gente passa agora por um processo de estudo para definir novas medidas pensando em alcançar resultados mais significativos. Esse resultado apresenta para sociedade o valor e a potência dos professores de Goiânia.

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Ideb

O Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desta forma, apresentam melhores resultados no Ideb os sistemas que alcançam, de forma concomitante, maiores taxa de aprovação e proficiência nas avaliações.

Em 2021, o Ideb encerrou o ciclo de metas inicialmente estabelecido para a trajetória do indicador criado em 2007, de acordo com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (BRASIL, 2007). Conforme disposto no Decreto nº 6.094/2007, o Ideb representa um indicador “objetivo para a verificação do cumprimento de metas fixadas no termo de adesão ao Compromisso”. As metas foram definidas para cada ente federativo e unidade escolar de 2007 até o ano 2021, com o objetivo de contribuírem para que, em 2021, o nível aferido nacionalmente equivalesse à média dos países desenvolvidos (Inep, 2022).