O 24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) começa oficialmente na próxima terça-feira, 13, mas as exibições de filmes já começaram nos distritos da cidade de Goiás. Por meio do projeto Cine Goiás Itinerante, o Governo de Goiás leva a sétima arte para mais perto da população, em sessões gratuitas e abertas a toda a comunidade. Nesta semana, o projeto passa por Buenolândia (Distrito da Barra), Assentamento União dos Buritis, Águas de São João, Calcilândia e Distrito de Ferreiro.

Entre os dias 12 e 18 de junho o cinema itinerante fará o Caminho de Cora, pelas cidades de Corumbá, Pirenópolis/Caxambú, Cocalzinho, São Francisco de Goiás, Jaraguá e Vila Aparecida.“Nosso objetivo é democratizar o acesso ao audiovisual no interior do estado e essa é uma forma de levar o Fica até crianças que, mesmo estando próximas a cidade de Goiás, nem sempre podem participar do evento”, explica a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

O Cine Goiás Itinerante exibe filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e promove ações de qualificação e divulgação da arte cinematográfica para a população. A iniciativa já atendeu mais de 150 municípios.

Fica 2023

O Fica 2023 será realizado de 13 a 18 de junho, na cidade de Goiás. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), o evento também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. A programação completa está disponível no site www.fica.go.gov.br.