O presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luís da Silva, apontou, nesta sexta-feira, 12, que escassez de mão de obra qualificada tem se tornado um dos principais desafios enfrentados por empresas do comércio, da indústria e do agronegócio em Goiás. Para enfrentar esse cenário, o presidente da entidade disse que a Facieg firmou uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para ampliar o acesso à qualificação profissional em todo o estado. (O link dos cursos: acesse.)

Márcio Luís da Silva: presidente da Facieg | Foto: Divulgação

A iniciativa disponibiliza cursos totalmente gratuitos, 100% online e com certificação do Senai, permitindo que trabalhadores de qualquer município goiano se capacitem para atender às demandas crescentes do mercado. Segundo Márcio, a falta de mão de obra não está restrita a um setor específico. “É uma demanda geral. Serviços, indústria, agro… todos têm sentido a falta de profissionais. Hoje podemos afirmar que há uma necessidade ampla por trabalhadores mais qualificados”, afirmou.

Márcio explica que diferentes fatores contribuem para o problema, entre eles:

Economia aquecida, que aumenta a oferta de vagas.

Receio de perda de benefícios sociais, que desestimula a busca por empregos formais.

Baixa remuneração em alguns setores, que reduz o interesse de candidatos.

Diante desse cenário, a Facieg tem intensificado parcerias com instituições de formação profissional. “O Sebrae é nosso maior parceiro, mas também atuamos fortemente com o Sistema S, como Sesi e Senai. Essas alianças são fundamentais para apoiar o desenvolvimento econômico do estado”, destacou.

Cursos gratuitos e online com certificado SENAI

A parceria entre Facieg e Fieg, articulada com apoio do diretor da Faculdade Senai Fatesg, Weysller Matuzinhos, oferece cursos profissionalizantes gratuitos e online, com certificação reconhecida nacionalmente pelo Senai.

Diretor Matuzinho | Foto: Divulgação

Cursos disponíveis:

– Assistente Ambiental

– Auxiliar de Custos

– Auxiliar de Expedição

– Consultor de Vendas

– Estoquista

– Operador de Estação de Tratamento de Águas e Efluentes

– Operador de Processos Químicos e Petroquímicos

Os interessados devem procurar a associação comercial de seu município, onde será disponibilizado o link de inscrição.

SENAI Goiás amplia oferta de formação em Inteligência Artificial

Além dos cursos gratuitos voltados ao comércio e à indústria, o SENAI Goiás tem se destacado por investir fortemente em formações na área de Inteligência Artificial (IA), uma das áreas mais demandadas no mercado atual.

Weysller Matuzinhos explica que o investimento começou ainda em 2019, quando a instituição lançou a pós-graduação em Big Data e Machine Learning.

“Hoje, temos até graduação em Inteligência Artificial e uma Qualificação Profissional em IA, totalmente gratuita, com 200 horas de carga horária e aberta a qualquer pessoa. Essa formação é presencial e voltada para quem deseja ingressar ou se aprimorar na área”, destacou.

A Fatesg também é a representante do Programa de IA Industrial, do SENAI Nacional, que visa formar: desenvolvedores, usuários administrativos e gestores

Apoio a empresas e projetos de inovação

Além da formação de profissionais, o SENAI Goiás tem atuado diretamente no apoio à inovação dentro das empresas. Segundo Matuzinhos, a instituição auxilia indústrias na elaboração de propostas de projetos que utilizam inteligência artificial.

“Nós apoiamos a escrita dos projetos para submissão a instituições financiadoras, como FINEP e FAPEG. Já temos submissões que somam cerca de R$ 8 milhões, e quando aprovados, participamos do desenvolvimento das soluções”, explicou.

Atualmente, a Fatesg conta com mais de 400 estudantes de graduação em cursos de Tecnologia da Informação e cerca de 200 alunos em pós-graduação lato sensu em Inteligência Artificial

O diretor destaca ainda que a instituição está em contato direto com sindicatos ligados à FIEG para apresentar às indústrias as oportunidades de qualificação e inovação disponíveis.

União de esforços para fortalecer o mercado goiano

A parceria entre FACIEG, FIEG e SENAI reforça o compromisso das entidades com o desenvolvimento econômico do estado. “É por meio de iniciativas como essa que conseguimos preparar trabalhadores, apoiar empresas e fortalecer o comércio e a indústria goiana”, concluiu Márcio Luís da Silva.

Leia também:

Aliança entre PL, MDB e União Brasil divide análises e mexe com o xadrez político em Goiás

STJ derruba valor venal de referência e define que ITBI deve seguir o preço real da compra; diferença pode gerar restituição

Pró-reitor da UFG rebate o argumento de que estudantes cotistas estariam ‘roubando’ vagas de candidatos da ampla concorrência