A Escola de Governo de Goiás formou a primeira turma de pós-graduação em Gestão, Pessoas e Inovação. O curso teve duração de 400 horas e participação de 39 servidores públicos estaduais. Em solenidade no Auditório Mauro Borges, em Goiânia, os alunos foram recepcionados pelo secretário da Administração, Sérvulo Nogueira, pela diretora da Escola de Governo, Roberta Costa, e pelo professor homenageado da turma, Francisco Pereira.

Formatada a partir das diretrizes governamentais de aprimoramento constante da gestão pública em áreas mais sensíveis que dão suporte às realizações das ações finalísticas do Poder Público Estadual, o curso foi dividido em 17 módulos e as aulas foram acompanhadas integralmente na modalidade presencial. A organização foi realizada pela Secretaria de Administração (Sead).

Ao cumprimentar os formandos, o secretário da Administração enalteceu o comprometimento e dedicação de todos os servidores do estado e destacou o leque de cursos oferecidos pela Escola de Governo. “Uma das formas de reconhecer essa dedicação dos colaboradores é justamente oferecendo o máximo de oportunidades para que possamos qualificar ao máximo nossos servidores. A Escola possui uma grade dinâmica de certificações, indicativo do esforço em proporcionar desenvolvimento e crescimento profissional aos servidores e, consequentemente, oferecer mais qualidade na prestação de serviços ao cidadão”, sublinhou.

Melhorias na gestão

Diretora da Escola de Governo, Roberta Costa disse que a pós-graduação teve o objetivo de formar servidores públicos para atuarem em melhorias na gestão pública, desenvolvendo e aprimorando competências e habilidades essenciais para articular, gerir e pensar a ação governamental de forma profissional, estratégica e inovadora. “Os servidores poderão, em suas respectivas unidades de atuação, com o conhecimento adquirido, implantar e otimizar projetos estratégicos para gestão pública”, disse.

A diretora aproveitou para anunciar a abertura da segunda turma da especialização e do mestrado, que devem ser divulgadas em breve, e destacar o crescimento da Escola nos últimos anos. “A formação dessa turma significa um avanço para a Escola de Governo”, completou.

Em um discurso emocionado, a servidora Andrea Bonato Estrela falou em nome dos formandos e relembrou a trajetória da turma ao longo dos 18 meses de curso. “Foi um momento enriquecedor, pudemos ampliar nossa bagagem de conhecimento e compartilhar com nossas equipes. Foi uma turma plural e, com isso, tivemos trocas fabulosas de conceitos e conhecimentos”, disse ao se dirigir aos colegas.

Ineditismo

A Escola de Governo recebeu, de forma inédita, autorização para produzir e ofertar seu próprio programa de pós-graduação para servidores públicos efetivos e ativos do Poder Executivo, lotados nos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional. A Diretoria recebeu certificação no credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação em solenidade ocorrida em 2022.

A primeira turma do curso de Pós-graduação em Gestão, Pessoas e Inovação teve início em maio de 2022, após processo seletivo de 40 alunos, de diversos órgãos e entidades da administração pública estadual.