Conselho Regional de Odontologia repudia proposta que cria EAD para o curso
14 março 2023 às 19h23
COMPARTILHAR
O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO) veio a público repudiar decisão do Governo Federal que propõe criar cursos de odontologia em modalides Ensino a Distância. Em nota, o Conselho declarou que a decisão mostra que o Ministérioda Educação (MEC) está em “desacordo com os princípios defendidos pelas entidades representativas da Odontologia”.
Para o CRO-GO, a prática da odontologia requer “contato direto entre cirurgião-dentista e paciente, sendo a experiência clínica fundamental para a formação dos alunos de graduação”. O Conselho defende que a prática presencial é fundamental para garantir o futuro profissional e garantir a “real capacidade de realizar diagnósticos e tratamentos”.
Além disso, a nota defende que o EAD pode prejudicar no treinamento para lidar corretamente com eventuais intercorrências que possam surgir durante os procedimentos realizados pelo profissional de odontologia.
Proposta
No último dia 9 de março, o Ministério da Educação publicou, no Diário Oficial da União (DOU), Portaria nº 398, que prevê a instituição de Grupo de Trabalho (GT) para estudos que subsidiem a oferta de cursos na modalidade EAD para algumas graduações. Além de Odontologia, foram incluídos os cursos de Direito, Enfermagem e Psicologia.
“O CROGO considera que a decisão do MEC desrespeita e desvaloriza a Odontologia, além de colocar em risco a saúde e a vida da população”, aponta a nota.