Centro de pesquisa da UFG recebe prêmio em Fortaleza
12 novembro 2022 às 17h26
COMPARTILHAR
O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi o mais bem avaliado entre as 85 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O anúncio foi feito durante o 16º Encontro das Unidades Embrapii, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), realizado nos dias 10 e 11 de novembro, em Fortaleza.
“É um marco para nossa história”, disse a professora do Instituto de Informática (INF) da UFG e diretora-executiva do Ceia UFG, Telma Soares, enquanto recebia o prêmio. A docente ainda comentou que a conquista veio por conta de muito trabalho, dedicação, responsabilidade e empenho de todos que trabalham na Ceia.
No mesmo sentido, o fundador do centro de pesquisa, professor Anderson Soares, também destacou que foi um reconhecimento ao trabalho que é sempre um desafio. Por conta dos riscos tecnológicos, ele ressalta a importância de suprir as expectativas e o desempenho dos pesquisadores envolvidos.
O Ceia foi lançado em 2019 e produz tecnologias com uso de técnicas, pesquisas acadêmicas e conhecimentos de inteligência artificial (IA). O centro foi uma aliança entre a UFG, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás e de empresas privadas.