Cátedra Lídia Jorge na UFG é a primeira no Brasil a homenagear uma escritora
15 março 2024 às 11h22
COMPARTILHAR
A Universidade Federal de Goiás (UFG) convida toda a comunidade para o Lançamento da Cátedra Lídia Jorge, no dia 19 de março, às 14h30, no auditório da Faculdade de Letras da UFG. “É a primeira Cátedra feita no Brasil para homenagear uma escritora e a Lídia é uma grande escritora. As outras 8 cátedras são para escritores”, explica o professor Rogério Canedo, diretor da Cátedra Lídia Jorge.
A escritora portuguesa Lídia Jorge nasceu em 1946, no Algarve, em Portugal. Filha de agricultores emigrantes, Lídia obteve destaque e reconhecimento desde o seu romance de estreia, o Dia dos Prodígios (1980). Pelo conjunto de sua obra, foi vencedora do prestigiado prêmio da Fundação GÜNTER, na Alemanha, do ALBATROS (2006).
De sua vasta obra, foram publicados no Brasil, pela Record, A Manta do Soldado (2003); A Costa dos Murmúrios (2004) e o Vento Assobiando nas Gruas (2008). O último livro de Lídia, intitulado “Misericórdia”, foi lançado em outubro de 2022, a pedido de sua mãe. Na obra, Lídia Jorge mescla ficção com suas memórias, oferecendo uma reflexão sobre a instabilidade na vida moderna e a passagem do tempo.
A iniciativa para a Cátedra nasceu de um convite da Embaixada Portuguesa, no primeiro semestre de 2023, por meio do Instituto Camões, para que a UFG encaminhasse um representante para o encontro de cátedras no Brasil. Com a criação da Cátedra Lídia Jorge, o Brasil contará com nove Cátedras Camões (veja todas ao final).
Confira abaixo o cronograma completo do lançamento da Cátedra Lídia Jorge:
- 14:30 – Apresentação da equipe de música da EMAC/UFG.
- 14:45 – Composição da Mesa Diretiva (mesa de abertura)
- 15:15 – Descerramento da placa da Cátedra
- 15:30 – Composição da mesa-redonda: A vida e Obra de Lídia Jorge Componentes: Sra. Lídia Jorge (escritora); Prof. Dr. Carlos Reis (Universidade de Coimbra) – Apresentação da autora; Prof. Dr. Rogério Santana (mediação da mesa).
- 16:30 – Abertura para diálogo de Lídia Jorge com o público.
- 17:00 – coffee break
Membros:
V. Exª. Angelita Pereira de Lima, Reitora da UFG; Ex. Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André; Presidente do Instituto Camões IP, Ana Paula Fernandes; Prof. Jamesson Buarque, Diretor da Faculdade de Letras da UFG; Profa. Laís Thomaz, Secretária de Relações Internacionais da UFG; Prof. Rogério Canedo. Diretor da Cátedra Lídia Jorge.
Cátedras no Brasil
As oito cátedras tradicionais, também conhecidas como “Cátedras da Academia Brasileira de Letras”, são:
- Cátedra Machado de Assis
- Cátedra Gonçalves Dias
- Cátedra José Bonifácio
- Cátedra Castro Alves
- Cátedra Euclides da Cunha
- Cátedra João Ribeiro
- Cátedra Domício da Gama
- Cátedra Austregésilo de Athayde
Essas cátedras, nomeadas em homenagem a importantes figuras da literatura brasileira, são ocupadas por acadêmicos que são eleitos membros da Academia Brasileira de Letras para ocupar as cadeiras correspondentes. Cada membro eleito ocupa uma dessas cátedras e é responsável por perpetuar e promover o legado literário do autor homenageado.