Três estudantes goianos estão na equipe que representará o Brasil no World Schools Debating Championship (WSDC), um campeonato mundial de debates entre estudantes. A competição começa nesta quinta-feira, 20, com mais de 50 países inscritos e será sediada em uma universidade privada em Hanói, capital do Vietnã.

Os goianos que representam o país na competição são os estudantes Frederico Schmaltz, João Vitor Carvalho e Vitor Cezário. Ainda completa o grupo as alunas Eliza Cardoch (Distrito Federal) e Manuela Buesa (São Paulo). A comissão técnica é formada pela presidente do Instituto Brasileiro de Debates, Jess Peixoto, e o diretor Gabriel Guia, além dos assistentes Luiz Arthur Martins, Clarissa Dias e Felipe Castelo Branco.

Na primeira rodada, como governo, o Brasil enfrentará a Suíça em uma moção sobre o Banco Mundial adotar sistema de um-país-um-voto. Já no segundo confronto, os brasileiros debaterão com os estudantes do Canadá sobre uso do framework das nove fronteiras planetárias, dessa vez como oposição.

Com a ajuda dos goianos, a equipe brasileira busca o primeiro título na história do torneio de debates. Na última edição realizada na China, o time de Hong Kong levou a melhor e venceu a disputa.