Assembleia Legislativa aprova a criação de mais um colégio militar no Estado; entenda
10 agosto 2023 às 09h41
COMPARTILHAR
Apesar de normativa do governo federal, Goiás segue com todas os Colégios Militares e pode criar mais uma unidade. Uma decisão estadual permitiu a continuação de seis colégios cívico-militares em Goiás, porém, foi necessário transformá-los em colégios militares. É que no ano passado, com a manifestação do governo recém-eleito do presidente Lula da Silva (PT), o governador Ronaldo Caiado (UB) migrou as instituições para o modelo exclusivamente militar. Nessa quarta-feira, 9, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda votação a criação de um novo colégio militar em Uruana.
O deputado estadual Wagner Camargo Neto (Solidariedade) foi o propositor da alteração da Lei n° 19.651/, que rege a criação de Colégios da Polícia Militar do Estado de Goiás (CPMG) nos municípios. No texto, o próximo a ser administrado pela Polícia Militar é o Colégio Estadual José Alves Toledo, no município de Uruana. Para o parlamentar, os colégios militares são exemplos de ensino público com qualidade, calcados na ética, disciplina, cidadania, civismo, respeito e no resgate dos verdadeiros valores familiares. Ele acrescenta que essas instituições possuem segurança para os seus integrantes e para os professores, que passam a contar com o apoio de policiais e bombeiros militares.
Como Goiás saiu na frente
Lançado em setembro de 2019, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) era a promessa do governo federal de investir com a compra de fardas e melhorias na infraestrutura. Porém, como isso não se concretizou, o modelo pouco avançou em Goiás. Mas, por outro lado, os colégios militares seguiram em expansão.
“Nós já tivemos o cuidado de transformar esses colégios cívico-militares em colégios militares do nosso estado. Esse processo já foi decidido por nós, porque sabemos a eficiência dos colégios. Então, não muda nada, está tudo resolvido. Goiás sai na frente”, esclareceu Caiado.
Veja a diferença Colégio Militar e Colégio Cívico-Militar
Os colégios cívico-militares são instituições de ensino comuns que adotam uma gestão com a presença de militares em funções administrativas, enquanto os colégios militares são instituições educacionais específicas que combinam ensino acadêmico com formação militar mais direta.
Leia também:
Caiado sobre encerramento de programa de escolas cívico-militares: “Não muda nada”
Extinção das escolas cívico-militares não afeta Goiás; entenda