Valor do frete cai em Goiás e em mais 3 regiões; confira
29 fevereiro 2024 às 12h48
COMPARTILHAR
O valor do frete rodoviário caiu em Goiás e mais 3 regiões do país, Nordeste, Norte e Sul. A redução foi revelada pelo novo boletim logístico da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado na última quarta-feira, 28. A Companhia aponta a redução dos preços de fretes rodoviários em quatro regiões do país no janeiro.
Em Goiás e no Mato Grosso houve desaceleração de valores cobrados por transportadores mesmo com o aumento da demanda por caminhões, no início da safra de grãos. A redução também foi observada no Maranhão. “Ao mesmo tempo em que os fortes carregamentos e o grande fluxo observado na reta final da safra passada cessaram, a safra desse ano ainda não engrenou, muito por conta dos preços baixos das commodities, em especial da soja, que tem travado a comercialização”, diz um trecho do boletim.
Em Goiás, a fraca demanda em janeiro fez com que os preços dos fretes recuassem em relação ao período anterior. O mercado de fretes também apresentou baixa no Paraná, com impacto negativo nos preços de fretes para milho e soja em jan/23, exceto em Ponta Grossa, quando comparados com dezembro.
No Maranhão, os preços dos fretes foram recuados em virtude da baixa demanda no período de entressafra; e no Distrito Federal, com as baixas ocasionadas basicamente pela perspectiva de quebra na safra 2023/24 de grãos na região.
Outro registro do documento é a retração de valores no Paraná, no mês passado, em relação a dezembro. A causa pode ter sido a previsão de quebra acentuada da safra de soja, segundo a Conab. Na Bahia, Piauí e em Mato Grosso do Sul ocorreu variação negativa de 3,6% a 4%.
O periódico mensal coleta dados em dez estados produtores, com análises dos aspectos logísticos do setor agropecuário, posição das exportações dos produtos agrícolas de expressão no Brasil, análise do fluxo de movimentação de cargas e levantamento das principais rotas utilizadas para escoamento da safra. O Boletim traz também informações sobre a movimentação de estoques da Conab, realizada por transportadoras contratadas via leilão eletrônico.
Confira a edição completa do Boletim Logístico – Fevereiro/2024, disponível no site da Companhia.