O pagamento por cartões sem o uso de senha alcançou a marca de 40% de operações realizadas no país. Os dados foram divulgados pelo presidente da Mastercard no Brasil, Marcelo Tangioni. A companhia é líder nas transações de crédito e débito – mais de 50% das operações foram registradas pela plataforma.

“É uma tecnologia interessante para o usuário, pela comodidade, e para os estabelecimentos, porque acelera o check-out (a finalização da compra)”, salientou Tangioni, na quinta-feira, 8. Apesar do Brasil apresentar grande aceitação da tecnologia para pagamento, o país está bem atrás das nações mais desenvolvidas.

Para se ter ideia, na Europa 8 em cada 10 transações se utilizam cartões sem a necessidade de senha. “Estive recentemente no exterior, precisei usar um cartão antigo, que não tinha tecnologia contactless, e o vendedor mal sabia o que fazer com o cartão, pois eles estão muito habituados com o rito por aproximação”, compara o presidente da Mastercard.

Tangioni tem expectativa que o mercado brasileiro chegue aos patamares mundiais. Uma vez que o recente aumento do limite de valor para transações feitas sem senha, passando de R$ 100 para R$ 200 que podem contribuir para a adesão de pagamento por aproximação e sem senha.

WhatsApp Pay

Uma alternativa que deve ampliar as operações é a plataforma do WhatsApp. O aplicativo de troca de mensagens batizou a nova ferramenta de WhatsApp Pay, a solução tende a reforçar a inclusão financeira, ao criar um mecanismo de pagamentos para a população não bancarizada.

O Banco Central (BC), na última semana, autorizou que a Mastercard opere transferências de recursos dentro do aplicativo de mensagens. A principal concorrente da operadora de cartões, Visa, já recebeu o aval da autoridade monetária para operar dentro da plataforma.