Sefin planeja desoneração para home office e microempreendedores no IPTU
04 abril 2023 às 09h30
COMPARTILHAR
Com aumento na arrecadação e a manutenção do equilíbrio fiscal, o próximo objetivo da Secretaria Municipal de Finanças de Goiânia (Sefin) é a desoneração de imóveis com atividades econômicas no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Segundo o secretário Vinícius Henrique, em entrevista para o Jornal Opção, essa ideia ainda é um “pouco embrionária”, mas está nos planos da pasta. Os primeiros alvos em questão seriam locais com home office e microempreendedores.
“Somos sensíveis principalmente aos trabalhadores que realizam home office”, disse o secretário, após a divulgação dos dados do IPTU em Goiânia. “Não é justo montar um negócio dentro de casa, que visa gerar emprego e renda, para pagar mais impostos. Temos que nos adaptar aos novos formatos de trabalho”, acrescentou.
Vinícius também adiantou que o ponto de partida deve acontecer com foco nos microempreendedores individuais (MEI) e empresas de pequeno porte. A ideia é dar suporte principalmente aos trabalhadores que foram trabalhar em casa durante a pandemia da Covid-19.
O titular da pasta ainda possui boas expectativas no atual momento de retomada econômica pós-pandemia. “Conseguindo manter o equilíbrio fiscal e aumentando a arrecadação, vamos começar a desonerar”, explicou.