O Entorno do Distrito Federal, segunda região mais populosa de Goiás, está prestes a receber um impulso significativo em sua economia local. Nesta quarta-feira, 14, o governador Ronaldo Caiado assinou a ordem de serviço para a construção do Mercadão de Santo Antônio do Descoberto, um novo centro comercial que abrigará pequenos empreendedores da cidade.

O Mercadão contará com 305 bancas e uma unidade do Vapt Vupt, oferecendo quase 10 mil metros quadrados de área coberta e refrigerada. “Vamos transformar a vida dessa cidade, que tem uma cultura de feiras,” afirmou o governador. “Será um espaço moderno onde os feirantes poderão comercializar seus produtos com mais infraestrutura e dignidade.”

O projeto, que faz parte das ações do Goiás Social, coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), visa a geração de emprego e renda na região. Com um investimento de R$ 39 milhões, o Mercadão tem previsão de ser entregue em novembro de 2025. O terreno para a construção foi doado pela prefeitura local.

Joel de Sant’Anna, secretário da SIC, destacou a importância do projeto para a organização e modernização da feira. “Vamos organizar aqui a feira que acredito ser a mais antiga, tradicional, porém a mais desorganizada do Entorno. E vamos mobiliar o espaço para que os mercadores estejam bem equipados, podendo trabalhar com infraestrutura e mais dignidade”, afirmou o secretário.

O prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato, reforçou que o Mercadão será o melhor centro comercial que a cidade já teve, com autossuficiência em energia por meio de um sistema solar. “Estamos investindo para dar qualidade de vida às pessoas. É um momento muito especial,” completou o governador.

Expansão dos Mercadões Goianos

O Mercadão de Santo Antônio do Descoberto faz parte de um projeto mais amplo que inclui a construção de outras unidades em Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Cidade Ocidental, Luziânia e Planaltina de Goiás. A primeira unidade, em Águas Lindas de Goiás, está em fase de acabamento e tem previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. No total, os sete Mercadões receberão um investimento de R$ 259 milhões.

Caroline Fleury, secretária do Entorno do Distrito Federal, destacou o impacto positivo que essas ações terão na economia local. “O Entorno, antes esquecido, vê mudanças significativas que geram emprego formal e movimentam a economia. A feira, que hoje só funciona aos finais de semana, passará a abrir todos os dias, absorvendo todos os feirantes e oferecendo um espaço de qualidade,” concluiu a secretária.