O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás alcançou um marco histórico em 2022, com um total de R$ 279,5 bilhões, tornando-se o maior da história do estado, segundo anúncio feito pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O índica reflete a maior atividade economômica registrada em Goiás, com destaque para o crescimento do setor agropecuário e a geração de empregos.

O anúncio foi feito durante uma apresentação de dados nesta segunda-feira, 17, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.

Os números representam o maior crescimento do tesouro estadual nos últimos 12 anos, numa média acima do dobro nacional. Conformes dados do IBGE e do Instituto Mauro Borges (IMB) a média de crescimento nacional ficou em 2,9%, enquanto Goiás chegou a 6,6%, mais do que duas vezes o patamar do país.

O maior crescimento do PIB foi registrado no primeiro semestre do ano, com 6,9%. É nesse período, inclusive, que a vantagem sobre o PIB nacional é maior. O registro de 2,4% na média do país coloca Goiás com 4,5% de vantagem. Os segmentos de maior destaque na arrecadação são agropecuária (com 7,7%), indústria (7,6%) e serviços (6,2%).

O desempenho no setor agropecuário, inclusive, apresenta déficit de 1,7% na média nacional. Isso significa que Goiás tem um crescimento de 8% em comparação com a produção de todo o país.

Emprego e renda

O governador também mostrou que Goiás é o maior gerador de empregos formais na região Centro-Oeste, com a oferta de quae 90 mil vagas. Em todo o estado, foram geratas 87.247 vagas formais, 30 mil a mais do que o registrado no Mato Grosso, segundo colocado na lista. No setor, destaque também para o maior nível de ocupação da história. Apesar de uma leve queda na pandemia da Covid-19, o número saltou de 3,29 milhões emrpegados em 2021 para 3,66 milhões no período da retomada, em 2022

Para Caiado, isso é reflexo da mentalidade do governo durante a pandemia, a importância de proteger a vida das pessoas como prioridade, e que isso foi fundamental para o sucesso na recuperação econômica do estado. “Salvar e cuidar de vidas é um princípio que não abrimos mão, e esse é o reflexo da recuperação em um espaço curto de tempo”, afirmou o governador.

Goiás ainda se destacou em comparação com os demais estados do Centro-Oeste, sendo líder em oferta de emprego e renda, com número que chegam a ser dobro de algumas unidades da região.