Dois anos após as restrições por conta da pandemia da Covid-19, a inflação do Carnaval acumulou uma alta de 15,5% nos últimos doze meses, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Entre os itens acompanhados pelo índice, o grande destaque é o aumento de 58,83% no valor das passagens aéreas. Fora o crescimento de 11,57% no preço de anticoncepcionais 

Ou seja, para quem deseja viajar durante o feriado prolongado de Carnaval, não será apenas o crescimento das tarifas aéreas que podem assustar. Outras modalidades de transporte, como metrô (3,80%), ônibus interurbano (6,44%) e transporte por meio de vans (6,62%) também subiram de preço. Fora que hotéis também tiveram um acúmulo de 9,85%, junto dos valores de táxi (11,82%) e transporte por aplicativo (9,93%).

Se não bastasse os preços de locomoção e acomodação, o consumo em geral ainda ficou mais elevado. Por exemplo, comer em bares ou restaurantes está 7,71% mais caro, um sanduíche de fast-food poderá custar 6,39% a mais. Cervejas e chopes também não escaparam e aumentaram 7,54% de valor, assim como outras bebidas alcoólicas que cresceram em média 8,22% durante os últimos doze meses.

O mesmo caso de outros itens pessoais, como cosméticos e remédios. Além do anticoncepcional, os gastroprotetores e artigos de maquiagem aumentaram mais de 5% de preço durante o período do levantamento.