Para enfrentar Boeing e Airbus, Embraer quer lançar avião, mas empresa nega projeto
03 maio 2024 às 15h10
COMPARTILHAR
O jornal The Wall Street Journal, dos Estados Unidos, noticiou que a brasileira Embraer avalia um projeto de um novo avião para competir diretamente com os modelos mais populares da Boeing e da Airbus. Porém, a empresa refutou que tenha feito planejamento neste sentido.
De acordo com o jornal, a Embraer teve que criar um avião “narrow-body”, com fuselagem estreita, para competir com os produtos líderes de mercado da Boeing e da Airbus. Apesar das especulações do Wall Street Journal, a companhia brasileira afirmou que não está em processo de desenvolvimento de um novo projeto de grande porte e que está concentrada na comercialização de seus modelos existentes.
Um porta-voz da Embraer ressaltou que a empresa possui capacidade tecnológica e de fabricação para empreender um projeto desse tipo, mas enfatizou que sua prioridade é promover as vendas de suas aeronaves atuais.
À agência de notícias Reuters, um porta-voz da companhia brasileira afirmou que no momento o foco são os produtos atuais do portfólio. “A Embraer certamente tem capacidade para desenvolver uma nova aeronave de fuselagem estreita. No entanto, temos um portfólio jovem e de muito sucesso de produtos desenvolvidos nos últimos anos, e estamos realmente focados em vender esses produtos e tornar a Embraer maior e mais forte”.
Investimentos
Em paralelo a suposta intenção da Embraer, a Airbus programou para daqui a mais de uma década o lançamento do “narrow-body”. Já a Boeing informou que para desenvolver o sucessor do 737 Max seria necessário US$ 50 bilhões – recursos os quais não destaca não possuir.
Leia também: