Mineradora em Niquelândia é vendida para empresa da Europa
13 abril 2023 às 17h44
COMPARTILHAR
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), administradora da unidade de mineração de níquel em Niquelândia, no norte de Goiás, foi vendida à empresa europeia Wave Nickel por R$ 20 milhões. A venda foi efetivada nesta quinta-feira, 13.
O local possui 55 milhões de toneladas de recursos de níquel e tem condição de produzir cerca de 20 mil toneladas de níquel contido em carbonato, todos os anos. A compra inclui uma mina, a planta de processamento e toda a estrutura logística.
A mineradora estava com as atividades paradas desde 2016. O intuito agora é retomar a produção no mercado brasileiro com uma tecnologia que usa micro-ondas para a separação dos minerais, em um procedimento que elimina a necessidade de barragens.
Esse processo permite a recuperação de magnésio, cromo e manganês. Ele produz também fosfato de ferro, um insumo de baterias lítio-fosfato-ferro (LFP), usadas cada vez mais em automóveis elétricos e híbridos, por serem mais acessíveis. Além disso, 99% dos ácidos utilizados no método da nova empresa reciclam sem sua dispersão no ambiente, ou seja, isso se dá de uma forma mais sustentável.