O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu uma portaria que proíbe a realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos que envolvam aglomeração de aves, a fim de prevenir a propagação da gripe aviária. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 30.

Além disso, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados pelo ministério, também está suspensa. As restrições se aplicam a qualquer tipo de aves, incluindo aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas mantidas em cativeiro ou criadas para outros fins. A portaria é válida em todo o país por 90 dias, podendo ser prorrogada.

De acordo com o ministério, não houve casos confirmados de gripe aviária no Brasil até o momento, mas casos foram relatados em países vizinhos. Em 16 de março, o ministro Carlos Fávaro participou de uma reunião com líderes de seis países da América do Sul para discutir medidas coletivas de prevenção da doença.

Em 29 de março, o Ministério da Saúde do Chile confirmou o primeiro caso de gripe aviária em um ser humano (H5N1), sendo que o país já havia registrado casos da doença em animais silvestres desde o final de 2022.

*com informações da Agência Brasil