O Estado de Goiás superou a marca de 1 milhão de empresas em funcionamento. No total, são 1.009.084 negócios, segundo dados da Junta Comercial de Goiás (Juceg). Segundo o levantamento, apenas no mês passado, foram abertos e registrados 2.225 novos estabelecimentos.

No ano, foram cadastrados mais de 27,5 mil novos CNPJ’s em todo o Estado. Segundo o órgão, o tempo médio para registro é ágil, levando em média um dia e oito horas. Com isso, Goiás é líder em novos negócios entre todos os Estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O Ceará ocupa a segunda posição, com 2.066 novas constituições em outubro e, em terceiro o Mato Grosso, com 1.637, segundo dados do Governo Federal, por meio do Portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas (Redesim).

A Juceg informa que o ramo que mais abriu novos negócios em outubro foi o de serviços de escritório e apoio administrativo, sendo 241 registros. Na sequência, está o segmento de promoção de vendas (162) e comércio varejista de bebidas (150), que deixou a sexta posição para o terceiro lugar. Já o comércio varejista de vestuário e acessórios somaram 145 estabelecimentos e consultoria em gestão empresarial (144). Esses formam o grupo top 5 do ranking goiano de empreendedorismo.

O presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, disse que a meta de Goiás é ultrapassar a quantidade de empresas abertas no ano passado. Para se ter ideia, em 2021, o Estado fechou com saldo recorde de 33.082 novos negócios. “Faltam dois meses para fecharmos essa conta e ultrapassar esse número. Trabalhamos para fazer de Goiás um estado desburocratizado e ágil na abertura de novos negócios, para que cada vez mais o empresário tenha segurança para realizar seus investimentos aqui”, pontua.

Negócios por município

O levantamento da Juceg mostra que Goiânia lidera o ranking das cidades com mais empresas abertas no Estado. O município registrou 313.881 novas empresas. Em segundo, está Aparecida de Goiânia (73.642), Anápolis (59.601), Rio Verde (31.525) e Valparaíso de Goiás (23.124).