A partir das 10h desta quarta-feira, 24, a Receita Federal abrirá a consulta para o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Ao todo, o montante soma R$ 6 bilhões e será repassado para 4.462.564 contribuintes. Os pagamentos serão relativos às declarações de 2021, mas também estarão disponíveis restituições residuais anteriores. Todos os valores deverão ser depositados na conta bancária informada durante a declaração do IR até o dia 31 de agosto.

Para poder consultar se será contemplado pela restituição, é necessário acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Na sequência, selecionar a opção de “Consultar Restituição” para poder consultar a situação de forma simples ou completa. Também é possível checar por meio do aplicativo, disponível nas versões Android e iOS.

Por meio da consulta também será possível saber se o contribuinte caiu na “malha fina” e quais pendências precisam ser resolvidas para receber a restituição. A informação também pode ser obtida por meio do “extrato” do IR no site da Receita Federal no e-CAC

Terão prioridade para receber o pagamento idosos acima dos 80 anos, além de contribuintes entre 60 e 79 anos; com alguma deficiência física, mental ou doença grave; ou ainda no qual a maior fonte de renda seja o magistério. Quem entregou a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de maio também será contemplado, um total de 4,3 milhões de contribuintes não prioritários.

Caso o dinheiro não seja repassado, os valores estarão disponíveis para o resgate por no máximo um ano no Banco do Brasil. É possível reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones 4004-0001 disponível para capitais, 0800-729-0001 para outras localidades ou ainda pelo 0800-729-0088, exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.