Ibovespa atinge maior patamar da história nesta segunda-feira
18 dezembro 2023 às 19h03
COMPARTILHAR
O Ibovespa atingiu um novo recorde ao encerrar pela primeira vez acima dos 131 mil pontos, enquanto o dólar registrou uma queda em relação ao real nesta segunda-feira, 18. Os movimentos foram impulsionados pelo clima positivo em Wall Street e pelo aumento nos preços do petróleo no mercado global.
O principal índice do mercado brasileiro encerrou o dia com um ganho de 0,68% e fechou com 131.083 pontos. Vale ressaltar que o Ibovespa já havia renovado sua máxima histórica na quinta-feira, 14, ao encerrar o pregão aos 130.842 pontos.
Nessa sessão, a oscilação do dólar refletiu, em parte, uma agenda mais moderada. O foco agora está nos próximos passos da política monetária do Federal Reserve (Fed) – o banco central dos Estados Unidos.
“As apostas de início de cortes de juros [nos EUA] já no primeiro trimestre de 2024 vão ganhando força, mesmo com membros do Fed reforçando que este posicionamento possa ser prematuro“, informou em nota a equipe econômica do banco Inter, divulgada pelo CNN Brasil, nesta segunda-feira.
Reforma tributária
A histórica aprovação da reforma tributária na semana passada permanece no radar dos investidores. Após décadas de debate, o texto-base foi aprovado em primeiro turno com 371 votos favoráveis e superou o mínimo necessário de 308, e em segundo turno com 365 votos.
Isso conferiu uma vitória ao Executivo e abriu caminho para a promulgação da lei ainda neste ano. No entanto, os investidores continuam acompanhando com cautela a tramitação no Congresso de outras pautas econômicas importantes, enquanto persistem dúvidas sobre a capacidade do governo de atingir a meta de zerar o déficit primário em 2024.
Alto do petróleo
Além disso, o pregão da bolsa foi caracterizado pelo aumento nos preços do petróleo. O barril do tipo Brent fechou com um aumento de 1,83%, negociado a US$ 77,95. Já o WTI subiu 1,46% e alcançou US$ 72,47.
Receios sobre a oferta, após ataques do grupo militante Houthi do Iêmen no Mar Vermelho, são apontados como motivações. Na região, a petrolífera BP suspendeu, temporariamente, o trânsito de navios e outras empresas de navegação anunciaram que evitaram a rota.
Por isso, houve valorização das commodities, que impulsionou os papéis da Petrobras (PETR4), com forte peso no Ibovespa, que registraram um aumento de 0,44%.
Leia também: Câmara aprova reforma tributária em definitivo
Mercado da aviação civil decola e Goiás terá o maior aeroporto de negócios do Centro-Oeste