Governo de Goiás lança sistema digital para processos tributários
05 setembro 2024 às 13h29
COMPARTILHAR
O Governo de Goiás lançou nesta quinta-feira, 5, o Processo Administrativo Tributário Eletrônico (PAT-e), um novo sistema que digitaliza totalmente os processos tributários no âmbito da Secretaria da Economia. A iniciativa marca um avanço significativo na modernização da administração pública estadual, com benefícios como redução de custos, maior agilidade, segurança jurídica e democratização do acesso ao processo.
Durante o evento de lançamento, realizado no auditório do sistema OCB, no Jardim Goiás, o governador em exercício, Daniel Vilela (MDB), destacou que Goiás é o estado brasileiro com o maior número de serviços digitalizados. “Nosso objetivo é que todos os processos sejam realizados digitalmente nos próximos meses, facilitando a vida do cidadão e do contribuinte, eliminando a burocracia e agilizando os serviços oferecidos à população”, afirmou Vilela.
Além de facilitar o acesso aos processos, o novo sistema também contribuirá para o combate à corrupção e para a eficiência na gestão pública. “Com o PAT-e, os processos serão concluídos de forma mais rápida, reduzindo custos e garantindo o cumprimento do devido processo legal”, enfatizou Vilela.
O presidente do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO), Samuel Albernaz, ressaltou que o sistema, totalmente digitalizado, pode servir de modelo para outros estados. “O CAT iniciou essa modernização durante a pandemia, e agora os advogados poderão atuar remotamente, algo que antes era inviável. Goiás mais uma vez lidera essa inovação”, comentou.
Francisco Sérvulo, titular da Secretaria da Economia do Estado de Goiás, destacou que os contribuintes poderão contestar autos de infração diretamente na plataforma digital, o que trará maior agilidade e praticidade. “Essa inovação vai transformar a relação do cidadão com o Estado, garantindo celeridade no atendimento”, afirmou.
Adriano Rocha Lima, secretário-geral do Governo de Goiás, destacou que Goiás foi reconhecido como o estado mais digital do Brasil, após uma avaliação criteriosa que analisou 53 critérios em todos os estados brasileiros. “Estamos a caminho de nos tornarmos um estado completamente digital”, concluiu.
Leia também:
Caiado sanciona lei que amplia benefícios para regularização de débitos tributários em Goiás
Economia lança Balanço Cidadão com informações simplificadas da prestação de contas