O Governo de Goiás, através da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), apresenta nesta sexta-feira, 12, o novo programa para o Distrito Agroindustrial de Anápolis: o Daia 5.0. O evento vai acontecer na sede da Codego no distrito e contará com a presença do governador Ronaldo Caiado.

O programa Daia 5.0 tem como objetivo expandir o polo industrial, regularizar a situação fundiária e modernizar a infraestrutura até 2026, quando o Daia vai completar 50 anos. A iniciativa visa atrair aproximadamente 100 empresas para a cidade, com a expectativa de gerar 20 mil novos empregos diretos e indiretos.

Expansão

Será lançado o edital do DaiaPlam, com os critérios de seleção das empresas que serão assentadas na expansão do Daia. O documento foi elaborado em parceria entre a Codego e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e contou com a participação da sociedade por meio de consulta pública. O objetivo do edital é garantir transparência no processo e adotar critérios claros e objetivos para selecionar empresas capazes de fazer os investimentos necessários para gerar emprego e desenvolvimento para Goiás.

O DaiaPlam possui uma extensão total de 1,7 milhão de metros quadrados e já nasce com infraestrutura pronta e áreas regularizadas, o que proporciona segurança jurídica aos empresários que investirem no polo industrial.

Modernização

Investimentos da ordem de R$ 40 milhões, orçados somente para o ano de 2024, devem tornar o Daia mais seguro, eficiente e sustentável. A Codego deve destinar recursos para a infraestrutura do distrito, principalmente em obras voltadas para o sistema de abastecimento de água e esgoto, drenagem, iluminação e pavimentação.

Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado vai assinar a ordem de serviço para o início das obras de melhorias na iluminação ao longo dos 6 km da GO-330, eixo principal que corta o Daia.

Regularização

Desde o surgimento do Daia, há 47 anos, as empresas instaladas no distrito enfrentam uma batalha silenciosa para regularizar seus terrenos. O Governo de Goiás, por meio da Codego, tem como prioridade a regularização fundiária do polo industrial.

O perímetro do Daia já foi regularizado pela atual gestão em conjunto com a Prefeitura de Anápolis, e a Codego trabalha para garantir que cada indústria tenha sua escritura registrada, proporcionando a estabilidade necessária para investir e crescer.

Nesta sexta-feira, Ronaldo Caiado e Francisco Jr. darão início à regularização do loteamento pelo marco 1, que será a sede da Codego no Daia. Na sequência, a estatal promoverá gradativamente, em parceria com o cartório da cidade, a regularização de todas as empresas instaladas no polo industrial, garantindo segurança jurídica para o estado e para os empresários.

Leia também:

Em 2024, preços da Construção Civil caíram 0,27% em Goiás

Indústria goiana registra alta de 10,4% em fevereiro