Goiás é o quarto estado que mais cresceu no setor de serviços em maio

12 julho 2023 às 11h31

COMPARTILHAR
O setor de serviços goianos aumentou 5% em maio, fazendo com que Goiás registrasse a quarta maior alta do país no período, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Se comparado com maio de 2022, o volume de serviços subiu ainda mais, na casa dos 10,7%. No ano, o acumulado é positivo, marcando alta de 8%.
Já no Brasil, o volume de serviços prestados cresceu 0,9% no mês, após o recuo de 1,5% em abril. Com o resultado, o setor opera 11,5% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco refere-se a fevereiro de 2020, e 2,0% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em dezembro do ano passado. No acumulado do ano, houve expansão de 4,8%, enquanto que em 12 meses o avanço foi de 6,4%.
A alta, segundo o Instituto Brasíleiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi puxada pelos serviços de informação e comunicação (alta de 18%); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (alta de 7,8%), serviços profissionais, administrativos e complementares (alta de 6,6%) e outros serviços (alta de 17,8%).
Em contrapartida, a atividade de serviços prestados às famílias apresentou a terceira queda seguida em maio, com baixa de 2%. Contudo, o acumulado no ano dessa atividade manteve-se positivo (2,9%), bem como o acumulado dos últimos 12 meses (4,7%).