O Governo de Goiás está participando do 8º Salão do Turismo, que acontece de 8 a 11 de agosto no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo Ministério do Turismo e é o maior do setor no Brasil, reunindo atrações culturais, gastronômicas e turísticas de todo o país. Com a expectativa de atrair cerca de 100 mil visitantes, o Salão do Turismo oferece uma plataforma para que os estados brasileiros mostrem suas riquezas e atrativos.

No estande de Goiás, a Goiás Turismo está destacando as belezas e singularidades do estado, incluindo:

  • Caldas Novas e Rio Quente: Lar da maior estância hidrotermal do mundo.
  • Chapada dos Veadeiros: Patrimônio Natural da Humanidade.
  • Parque Estadual de Terra Ronca: Maior complexo de cavernas da América Latina.
  • Caminho de Cora Coralina: A única trilha de poesia do mundo.
  • Cristalina: Conhecida pelos seus cristais.
  • Rota dos Pireneus: Famosa pelos queijos e vinhos.
  • Turismo de Aventura: Representado pelo parapente, no qual Goiás se tornou referência.

Experiências no estande incluem degustações de cachaça do Programa Aconchego de Turismo Rural, produtos da cooperativa Floryá, exposição de artesanato goiano em parceria com o Sebrae-GO, e a promoção do Afroturismo com as comunidades quilombolas Moinho e Kalunga. Também há apresentações culturais, como o Grupo de Viola 10 Cordas e uma cozinha show de empadão, além do chocolate artesanal de Goiânia.

Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, expressou entusiasmo em participar do evento, afirmando que a presença de Goiás visa despertar o interesse dos visitantes pelos destinos do estado. “Vamos levar um mosaico de experiências para que o brasileiro possa descobrir um pouquinho mais de Goiás e despertar no visitante o interesse de conhecer os destinos goianos”, afirma.

Salão do Turismo

Além de exposições, o “8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil” conta com programação de debates e oficinas. No “Núcleo do Conhecimento”, cerca de 90 palestras e mais de 40 painéis promovem intercâmbio de informações e troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor. Goiás estará representado pela coordenadora do Observatório da Goiás Turismo, Giovanna Tavares, que também preside a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT).